Caminho do Vinho, aberto também aos sábados

Armazém do Mazza, um dos endereços do Caminho

O Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais, um dos capítulos do roteiro de turismo rural da Região Metropolitana de Curitiba, pode, agora, ser cumprido também aos sábados. É que, animados pelo grande movimento de turistas aos domingos, os empreendimentos associados (vinícolas, restaurantes, cafés coloniais, locais de eventos, lojas de artesanato) decidiram abrir também aos sábados e nos feriados (alguns já faziam isso), como explica a diretora da Associação Caminhos do Vinho (Acavim), Bernadete Scrobote.

Nos cafés coloniais, os preços são a partir de R$ 30 por pessoa. Há a Casa Bela Café, com 110 lugares; o Casarão Café Colonial, com sua atração especial – a Árvore das Xícaras, além do bolo de vinho; o Dulce Restaurante e Café Colonial, para 300 pessoas, também com comida caseira, porco no rolete e costela fogo de chão; e a Vanille Café Colonial, também com 300 lugares, distribuídos em quatro salões, capela ao ar livre e cardápio colonial local e alemão.

Frutos da Terra: comida caseira, polonesa e italiana

Os restaurantes, além do Dulce, são: Frutos da Terra, de comida caseira, polonesa e italiana, atende eventos e casamentos e acomoda 400 pessoas, um dos pioneiros da região; Panela de Barro, com feijoada, arroz birô birô, farofa de banana, risoto de rúcula e barreado; Rancho Bom, costela, leitão, risotos, saladas e massas, para 200 pessoas;  Sol e Lua, uma sucessão de carnes servidas nas mesas, massas, polenta e acompanhamentos; Sítio Rio Pequeno, para 300 comensais, incluindo espaços ao ar livre sob as árvores, onde é servida uma costela que fica mais de seis horas assando;  Vô João, antigo barracão agrícola, recebe até 340 pessoas e também tem quiosque de sorvetes (fabricação própria), pão caseiro, queijos e salames; Delícias do Sítio, massas artesanais, frango caipira, risoto, tilápia grelhada, moqueca de peixe, e muitas outras opções, com bufê a preço fixo e por quilo.

Árvore das xícaras, atração do Casarão Café Colonial

As vinícolas são nove: Adega Bortolan, Cantina Della Mamma, Vinhos Dom Roberto Perbiche, Vinhos Don Gabriel, Vinhos Irmãos Juliatto, Vinhos do Italiano, Vinhos Laureanti, Vinícola e Salumeria Po

litano e Vinhos Vô Vito. Além de vinhos e sucos, vendem salames, queijos, manteiga, bolos, doces, pães, tortas, geleias, conservas, licores, grapa, vinagre, entre outros produtos.

Também nove são os locais de lazer e eventos: Armazém do Mazza, Chácara e Pousada Bella Vite, Chácara das Princesas, Recanto das Hortênsias, Recanto Inspiração, Recanto São Miguel, Sítio Roda d’Água e os Pesque e Pague Beira Rio e do Cachimbo.

Casa do Artesanato: produtos de artistas locais

No roteiro, ainda, a Casa do Artesanato, Encantos do Jardim (flores e artesanato), Glória Doces e Salgados e até um minhocário – o Martins.

O Caminho do Vinhos tem também um passeio turístico de ônibus, com guia: sai do Centro de São José dos Pinhais às 13h30 e retorna às 18h30, encerrando em um dos cafés coloniais. Custa R$ 20 por pessoa.

Compartilhar: