São Luiz do Purunã, belos cenários e ações para alavancar o turismo

Igreja do Tamanduá, tombada pelo Patrimônio Histórico
Foto: Instituto Purunã

Com a inauguração de sua sede, neste domingo 7/5, o Instituto Purunã dá mais um passo importante para a concretização de seus objetivos, entre os quais o de promover o desenvolvimento sustentável dos Campos Gerais com foco em São Luiz do Purunã, buscando a valorização rural e turística da região, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida. A sede fica na rua Vereador Dinarte de Almeida Garret, s/n, naquela localidade.

São Luiz do Purunã, a pouco mais de 45 km de Curitiba, é um dos distritos de Balsa Nova, município integrante da região metropolitana da capital paranaense, nos Campos Gerais, que preserva uma das mais belas riquezas naturais do Paraná e oferece inúmeras opções de lazer.

A região também é rica em história: foi primeiramente habitada pelos índios Carijós e depois colonizada pelos padres jesuítas, ganhando em 1730 a Capela da Nossa Senhora da Conceição hoje conhecida como Igreja do Tamanduá, tombada como Patrimônio Histórico.

Segundo o escritor e historiador Carlos Solera, conselheiro do Instituto Purunã, “Dom Pedro II também faz parte dessa história, pois construiu para passagem das tropas a ponte centenária sobre o rio dos Papagaios, importante obra de engenharia e belíssimo cartão postal”.

São Luiz do Purunã também contribuiu para o desenvolvimento econômico do Paraná, tendo sido um dos principais pousos dos tropeiros que cruzavam o estado, oriundos de Viamão (RS) com destino a Sorocaba (SP).

Café colonial, uma das atrações do destino
Foto: Paraná Turismo

Privilegiada pela localização, entre os cruzamentos das BR 277 e 376, concentra uma série de atrativos turísticos que oferecem opções de roteiros para todos os públicos, desde os que buscam o aconchego do campo, como aqueles que encontram na aventura um escape para o stress cotidiano.

Carlos Solera, pesquisador da temática tropeira

Solera lamenta que os dirigentes do setor de Turismo no Paraná ainda não descobriram “esta pérola chamada São Luiz do Purunã e não lhe deem o devido valor”. E destaca que o lugar pode se transformar, inclusive, num destino de inverno. E é a favor disso que, entre outras ações, que a entidade se propõe a trabalhar.

O Instituto é presidido pelo empresário Mariano Lemanski, que destaca: “Ao longo dos anos vivendo São Luiz do Purunã, senti o desejo de contribuir pelo desenvolvimento da região. O Instituto tem este papel. Pensamos muito em como criar uma entidade alicerçada em valores sólidos e que tivesse um plano de trabalho claro, prático e viável para fazer as transformações necessárias”.

TURISMO, MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA

Três são os pilares de sustentação do Instituto: ações relacionadas ao Turismo, à Conservação Ambiental e à Qualidade de Vida e Educação.

No capítulo Turismo, o objetivo é desenvolver programas de fortalecimento da vocação turística da região, assim como divulgar o patrimônio cultural e histórico dos Campos Gerais; além da estrutura de serviços, hospedagem e alimentação, apresentar também rotas específicas para diferentes públicos, com o objetivo de intensificar a visitação. Um dos primeiros projetos foi o Portal de Turismo (institutopuruna.com.br), guia de atrações e serviços da região, lançado em janeiro de 2017.

No de Conservação Ambiental, desenvolver atividades de educação ambiental, mediante programas de defesa, preservação e conservação do meio ambiente, iniciando com duas ações: reconstrução da Trilha da Floresta Encantada para educação ambiental em parceria com a SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem) e incentivar a pesquisa da fauna e da flora pela comunidade acadêmica da Universidade Federal do Paraná.

Nas ações relacionadas a Qualidade de Vida e Educação, realizar atividades que promovam a educação, em todas as suas manifestações, como instrumento de transformação social e desenvolvimento econômico da população dos Campos Gerais. Pretende também firmar convênios para oferecer programas de capacitação técnica e qualificação profissional dos cidadãos, buscando a geração de renda baseada em atividades sustentáveis.

 

Compartilhar: