Corpus Christi, procissão em Curitiba terá tapete e cenas vivas

O evento termina com missa na praça Nossa Senhora de Salete, seguida de show/fotos: Divulgação/Arquidiocese de Curitiba

Cenas vivas sobre a Eucaristia ao longo do percurso, protagonizadas por atores de grupos teatrais das paróquias de Curitiba, serão a novidade da procissão de Corpus Christi nesta quinta-feira 16, que voltará a contar com os tradicionais tapetes de serragem, papéis coloridos, pedras tingidas e outros materiais.

Seis passagens bíblicas serão representadas: Encontro de Jesus com a samaritana, Bodas de Canaã, Lava-pés, Multiplicação dos pães, Discípulos de Emaús e Santa Ceia. Serão cenas mudas, somente com gestos, retratando a respectiva passagem bíblica. Como o tempo de representação de cada passagem é curto – entre três e cinco minutos – serão repetidas quantas vezes forem necessárias.

A movimentação no Centro Cívico começa em torno das 8h. Às 15h, dom José Antonio Peruzzo, arcebispo metropolitano de Curitiba, celebra missa na praça Tiradentes. Em seguida, a procissão com o Santíssimo Sacramento segue pelas avenidas Barão do Cerro Azul e Cândido de Abreu até a praça Nossa Senhora da Salette, diante do Palácio Iguaçu.

A confecção dos tapetes coloridos começa às 8h

A confecção do tapete sobre a pista das avenidas começa às 8h e a previsão é que esteja finalizada até o meio-dia.

Desde o início de junho, dom Peruzzo tem visitado instituições e comunidades, com o objetivo de também levar a bênção do Santíssimo Sacramento àquela parcela da população que não consegue participar presencialmente no dia. Foram visitados: Asilo São Vicente de Paulo, Lar do Meninos, Colégio Santa Cândida, Comunidade Fonte de Misericórdia e o Pequeno Cotolengo.

Na quinta-feira pela manhã os padres Cleberson Evangelista e Paulo Siebeneichler irão com o Santíssimo abençoando alguns hospitais da cidade, entre eles: Nossa Senhora das Graças, Pequeno Príncipe, Santa Casa, Cajuru, Marcelino Champagnat, Santa Cruz, Geral de Curitiba e Cruz Vermelha.

Como a programação se estende pelo dia todo, o evento terá uma praça de alimentação com ‘food trucks’ (carros-restaurantes) no estacionamento do Tribunal do Júri. Haverá tendas de atendimento para emergências nas praças Tiradentes e Nossa Senhora da Salette e sete ambulâncias ao longo do percurso da procissão.

Padres atenderão confissões das 8h às 14h30, na praça 19 de Dezembro. Ali, também voluntários farão atendimento e escuta aos moradores em situação de rua das redondezas, que receberão um kit-lanche.

Ao final do evento, show com o padre Reginaldo Manzotti.

 

Compartilhar: