Expo no calçadão

A mostra é composta de 330 painéis e fica aberta até este sábado

Até o sábado 23, 330 painéis com projetos arquitetônicos italianos e brasileiros ficarão expostos no calçadão da Rua 15 de Novembro, entre a avenida Luiz Xavier e a praça Osório, em Curitiba. A exposição de Arquitetura Itália -Brasil é uma iniciativa do Consulado Geral da Itália em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná, dentro do festival de cultura italiana Mia Cara.

 

A curadoria dos projetos italianos é dos arquitetos Nadia Calzolari e Giorgio Teggi, dois expoentes do movimento de regeneração urbana na região de Emilia-Romagna, ao Norte da Itália. A seleção dos projetos brasileiros foi realizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil em comemoração aos 100 anos da entidade.

 

Para o produtor do Mia Cara, Ricardo Trento, a exposição revela ao grande público como é pensado o urbanismo e a arquitetura no planejamento das cidades em um espaço de convivência aberto a todos como a Rua 15: “Nesta mostra podemos perceber a criatividade de dois países: Itália e Brasil que se entrelaçam não só pela imigração mas também por soluções urbanas eficientes”.

 

Segundo o presidente Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná, Luiz Eduardo Bini Gomes da Silva, a mostra conta com projetos que por seus aspectos estéticos ou funcionais ganharam notoriedade no cenário nacional e internacional, e que agora são oferecidos pelo IAB/PR como forma de homenagem à cidade de Curitiba, em uma alusão aos seus 330 anos de existência.

 

Festival Mia Cara – Idealizado e promovido pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba, é o principal festival de cultura italiana realizado no Brasil. Programado para acontecer em setembro de 2023, a décima primeira edição do Mia Cara conta com leitura dramática, ciclo de debates sobre o escritor Ítalo Calvino, exposição de arquitetura, ações de gastronomia e a iluminação de pontos turísticos na cidade de Curitiba. A realização é da Unicultura com patrocínio do Grupo CAW, Siderquimica, Santa Maria e Tintas Rochesa.

 

(Fonte: Zelig Assessoria)

Compartilhar: