Nesta semana de junho, durante dois dias – 9 e 10 – o segmento de viagens volta suas atenções para Curitiba, onde será realizada a Expo Turismo Paraná, nos espaços do Expo Unimed Curitiba, no câmpus da Universidade Positivo. A abertura será às 10h desta quinta-feira.
O evento, exclusivo para profissionais do turismo, é organizado e promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR) e terá feira de negócios, atividades simultâneas e capacitações.
“Este é o primeiro evento realizado depois da fase mais grave da pandemia. Muitos de nós, do trade turístico, ainda não nos reencontramos pessoalmente em Curitiba. E, num setor como o nosso, não há nada melhor do que o olho no olho e de estabelecer relações de confiança. Isso a gente começa em um evento como a Expo Turismo Paraná”, diz o presidente da Abav-PR, João Alceu Rigon Filho.
A feira de negócios vai reunir cerca de 300 marcas nos estandes, entre operadoras de turismo, meios de hospedagem, destinos regionais, nacionais e internacionais, companhia aéreas, marítimas e rodoviárias, serviços turísticos, empresas de transfers, entre outras.
O Paraná é o Estado anfitrião do evento e terá uma área de destaque onde expõe as 15 regiões turísticas do Estado, com suas vocações e atrativos, além de dar destaque especial aos parques estaduais, com a participação do Instituto Água e Terra (IAT).
Para fomentar negócios entre fornecedores e compradores, o Sebrae Paraná preparou quatro rodadas de negócios que funcionarão por temas: encontro empresarial, mercado metropolitano, inovação e tecnologia, e agências de viagens. As rodadas terão agendamento prévio por meio do aplicativo Meu Sebrae (disponível nas lojas de apps), realizar um cadastro e inserir o código 090622 para participar da Rodada de Negócios da Expo Turismo Paraná.
Em paralelo à feira de negócios, a Expo Turismo Paraná oferece uma série de oportunidades para profissionais do trade atualizarem seus conhecimentos. São palestras sobre vendas (“Tem que ser fácil fazer negócios com você”, com Fernando Chiara), gestão (“Mulheraço no Turismo: como elas utilizam a inteligência estratégica nos negócios), capacitação sobre cruzeiros (Norwegian e Costa Cruzeiros) Turismo Sustentável destinos (Paraná, Argentina e Rio Grande do Norte) e tecnologia. Também estará em pauta o impacto da guerra na Ucrânia com palestra especial.
A Expo Turismo Paraná também recebe o 1º Seminário Nacional do Turismo de Fronteiras, que vai discutir aspectos das cidades gêmeas, das políticas públicas e iniciativa privada, ilegalidades, cases e muito mais. O evento é promovido pela Fecomércio Paraná e Confederação Nacional do Comércio. E o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba também traz um pouco da Escola de Turismo para a programação da Expo. Em seu estande, preparou oito programações especiais que falam de muitos assuntos pertinentes aos profissionais do setor.