Festuris Gramado quer política de Estado para o Turismo

No Serra Park, local da feira, estandes de 60 destinos internacionais
Foto: Júlio Zaruch

Uma das maiores feiras do segmento na América Latina e com alta posição de destaque na geração de negócios, o Festuris Gramado/Feira Internacional de Turismo inicia este mês a contagem regressiva do seu ano 30, que culminará com a edição de 2018, entre 8 e 11 de novembro, já com nova logomarca – mais atual e mais dinâmica – e uma pauta que pretende consolidar e ampliar o leque de atividades voltadas aos diversos ramos do setor.

Nova logomarca vai pautar as três décadas do evento

“Para nós, o Festuris é sempre um coquetel de emoções, cada edição é como se fosse sempre a primeira”, destacou a empresária Marta Rossi, CEO do evento, na solenidade de abertura deste ano, na noite de 9/11, no Palácio dos Festivais, em Gramado, na Serra Gaúcha. Disse mais: “Precisamos de forma urgente identificar os gargalos e seguir o exemplo de nossos vizinhos da América Latina, que estão se transformando pelo turismo. O setor precisa de uma política de Estado. Há 29 anos investimos no turismo porque acreditamos que este é o futuro de nosso país”.

No palco, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, ao lado de autoridades federais, estaduais e municipais; na plateia, cerca de 1.500 profissionais da área, muitos integrantes de caravanas vindas dos Estados Unidos, Peru, Colômbia, Argentina, Uruguai e Paraguai, além de brasileiros de todos os estados. Para arrematar, show do acordeonista Renato Borghetti, da cantora lírica Cristina Sorrentino e do Grupo de Violinos Suzuki de Gramado e Canela.

Espaço Luxury, área triplicada e contatos previamente agendados
foto: Cassio Brezolla Fotografia

Depois de dois dias da feira de negócios, das oficinas de capacitações e do calendário de palestras, o Festuris apresentou seus dados preliminares, levantados pela Universidade de Caxias do Sul: mais de nove mil visitantes profissionais; estimativa de negócios na ordem de R$ 280 milhões; injeção de cerca de R$ 18 milhões na economia local da Região das Hortênsias.

Tecnologia e Informação, uma das oficinas de capacitação
foto: Cassio Brezolla Fotografia

Nos espaços do Serra Park, cenário da feira e das oficinas, mais de duas mil marcas e 60 destinos internacionais ofereceram seus produtos para a temporada 2017-2018 a operadores e agentes de viagens. A feira de negócios, exclusiva para profissionais da área de Turismo, Eventos e estudantes foi segmentada nos espaços Luxury; Inovação e Tecnologia; LGBT; Acessibilidade; Sustentabilidade e Turismo Verde; Destinos Gastronômicos; Enoturismo; Mice Corporativo; Cultural e Religioso; e Entretenimento.

Eduardo Zorzanello, Marta Rossi e Marcus Vinicius Rossi, dirigentes do Festuris
Foto: Cassio Brezolla Fotografia

Na coletiva de encerramento, os dirigentes do Festuris – Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinicius Rossi – apresentaram a nova marca do evento desenvolvida pela Agência Diagonal. Também foi anunciado o novo site da empresa, desenvolvido pela agência Orgânica Digital, já no ar. Foram também anunciados na ocasião os novos Embaixadores Honorários Festuris do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina: Luciano Teixeira – FRT Operadora POA e Valdires Reinert – Agaxtur SC, respectivamente.

 

Compartilhar: