O Grand Hotel Rayon (r. Visconde de Nácar, 1424, Centro, Curitiba) volta às origens e reabre sob a administração do grupo Borcath, seu idealizador. Está, desde 26/2, em regime de soft opening (abertura gradual) para ajustar detalhes da operação. Na gerência geral, Sílvio Rossi, que já comandou o hotel em tempos pioneiros.
Inaugurado em 1993, ao lado da Rua 24 Horas, o Rayon tornou-se referência na cidade pelo alto padrão de serviços. No final dos anos 1990, passou a integrar, por algum tempo, a rede internacional Summit Hotels & Resorts.
Em 1º de maio de 2008, o grupo Borcath o arrendou à rede Deville. O contrato foi desfeito cinco anos e meio depois e o hotel encerrou suas atividades em dezembro de 2014. Mas o imóvel continuou a receber um permanente trabalho de conservação. Na época, o empresário Douglas Borcath cogitou até em transformar o prédio em escritórios corporativos, mas refluiu diante da crise da economia brasileira.
Em abril de 2016, o Rayon experimentou uma breve parceria com o grupo mineiro Vert Hotéis e foi denominado de Ramada Plaza Rayon Curitiba (Ramada é uma das marcas do Wyndham Hotel Group, representada no Brasil pela Vert).
Fechado há um ano, passou por um processo de renovação e ampliação: foram construídos 23 novos apartamentos na antiga ala de piscina, que agora somam 159.