Dono das marcas Renata, Galo e Todeschini e já consolidado no segmento de diversos tipos e cortes de massas, o Grupo Selmi avança com as três na produção de biscoitos, com forte movimentação na promoção do segmento, com a consciência de enfrentar uma concorrência poderosa e que inclui empresas multinacionais.
Uma de suas duas fábricas, na cidade de Sumaré (SP) – a outra fica em Rolândia (PR) -, foi ampliada para 25 mil metros quadrados, o que possibilitou a instalação de uma nova linha de produção de biscoitos laminados, entre os quais cream cracker e Maisena e outra de wafers.
Esta nova linha é considerada uma das maiores do mundo em sua categoria, com dois metros de largura e um forno de 127 metros de comprimento, de tecnologia avançada, o que permite a produção de seis toneladas por hora. Com isso, a capacidade produtiva da planta saltou de sete mil para mais de 10 mil toneladas por mês.
As novidades do Selmi foram apresentadas em Curitiba nesta terça-feira 8, pelo gerente de marketing do grupo, Emerson Cação, que destacou que, ao mesmo tempo em que lança novos produtos, a empresa mira também um futuro mais distante, desenvolvendo mais de 80 projetos de biscoitos das três marcas, que irão sendo gradativamente colocadas no mercado.
O mais recente lançamento é o biscoito Renata Cristal, definido como “um toque de açúcar caramelizado que cria um equilíbrio entre lâminas extra finas crocantes com um leve sabor adocicado”. Na marca Renata, outro destaque é o Twitter, um biscoito de chocolate com recheio sabor baunilha.
O Selmi dispõe de ampla linha de biscoitos, como cracker e laminados salgados, Maisena e laminados doces, rosquinhas, cookiers, wafers, recheados, amanteigados nas três marcas, produtos resultantes sempre de pesquisa junto ao público consumidor. E que também são exportados para cerca de 40 países.
O Pastifício Selmi, hoje consolidade como Grupo, foi fundado em 16 de agosto de 1887 pelo imigrante italiano Adolpho Selmi, que fundou uma pequena fábrica em Campinas (SP) – a Fábrica de Massas Adolpho Selmi.
Nos anos finais do século 19, Selmi associou-se ao seu conterrâneo Hugo Gallo, nome que deu origem à marca de macarrão e depois de biscoitos (com um ele a menos). As massas eram produzidas artesanalmente, com a utilização de uma grande caldeira que alimentava um locomóvel (máquina a vapor usada para movimentar cargas pesadas). Mais tarde, passaram a ser utilizadas masseiras elétricas importadas da Itália.
Afora a unidade paulista de Sumaré, o grupo possui desde 1961 uma segunda, em Rolândia, no norte do Paraná, onde ampliou recentemente a operação de seu moinho de trigo. Localizada em uma área de 390 mil metros quadrados, tem capacidade para moer 650 toneladas de trigo/dia.
A empresa conta também com uma estrutura de 70 mil metros quadrados dedicada aos Centros de Distribuição, que recebem toneladas de produtos diariamente.
Uma das marcas do Grupo Selmi – a Todeschini – é particularmente cara ao Paraná, pois foi fundada em Curitiba em 1885 pelo também imigrante italiano Giuseppe Todeschini. Inicialmente, o Selmi firmou licenciamento para a utilização do nome, comprando a empresa em 2021, mas ainda mantendo laços com a família, inclusive na preservação de bens históricos.