
A KLM (Royal Dutch Airlines), a companhia aérea mais antiga do mundo que ainda voa sob seu nome original, está celebrando seu 105º aniversário este ano. Tradicionalmente, a KLM revela uma nova casa em miniatura de porcelana em seu aniversário, que destaca um edifício com uma história especial.
Para o 21º lustro (período de cinco anos), foi escolhida a “Casa dos Três Canais” em Amsterdã, um monumento nacional que – como o nome sugere – fica à beira de três canais: o Grimburgwal, o Oudezijds Voorburgwal e o Oudezijds Achterburgwal.
Marjan Rintel, presidente e CEO da KLM, que apresentou o primeiro exemplar da miniatura a Arthur van Dijk, Comissário do Rei na província da Holanda do Norte, destaca:
“A inauguração de uma nova casa da KLM em nosso aniversário é sempre um momento especial, especialmente quando se trata de um lustro. Estamos comemorando este aniversário em um momento desafiador para nossa empresa. No entanto, em nossa história de 105 anos, muitas vezes enfrentamos adversidades, e a KLM sempre demonstrou criatividade e resiliência para superá-las. Nosso objetivo é e continuará sendo uma KLM saudável e preparada para o futuro. Com o pacote de medidas que anunciamos recentemente, estamos lançando as bases para uma KLM forte, que continuará conectando a Holanda com o restante do mundo pelos próximos 105 anos.”

A mansão no centro de Amsterdã data de 1610 e foi construída em estilo renascentista holandês. A casa possui o status de monumento nacional e deve seu nome ao fato de ter diferentes canais em três lados: o Grimburgwal, o Oudezijds Voorburgwal (frente) e o Oudezijds Achterburgwal. Isso faz com que a casa do canal tenha ângulos diferentes: diagonal e reto. A casa passou por uma grande reforma em 1909 e se tornou uma obra-prima arquitetônica.
O arquiteto, Jan de Meyer, queria restaurar completamente a casa do canal ao seu estado do século XVII, após ter sido vendida, dividida e reformada várias vezes desde 1687. Novas molduras de janelas, frontões escalonados e, na entrada, um portal de arenito foram adicionados à casa. O interior também foi incluído no projeto de restauração; as portas de madeira de carvalho e os pisos de mármore foram substituídos, por exemplo. Por muitos anos, a “Casa dos Três Canais” foi usada como livraria e editora.
Desde a década de 1950, a KLM distribui as casinhas preenchidas com Jenever Bols aos passageiros da World Business Class em voos intercontinentais. As casas são versões em miniatura de edifícios dos Países Baixos e de outros países com uma história especial e são itens de colecionador muito procurados. Desde 1994, o número de casas está sincronizado com a idade da KLM. Desde então, uma nova casa é adicionada à coleção todos os anos no aniversário da KLM, em 7 de outubro.
(Fonte: Race Comunicação)