Um projeto com nome poético – “Tão longe e tão perto” -, criado em São Paulo pela sommelière Gabriela Monteleone, que faz a curadoria, e pelo argentino Ariel Kogan, importador de vinhos – é uma das atrações do Five Lounge, wine & coquetel bar do NH Curitiba The Five Hotel (r. Nunes Machado, 68), um dos cinco segmentos do complexo The Five, que reúne ainda condomínio residencial, espaços corporativos, galeria e conjuntos comerciais.
O projeto consiste em servir vinhos nacionais, de pequenos produtores, vinhateiros artesanais, fáceis de beber e que, armazenados em barris de inox, são servidos através de torneiras. Esse procedimento possibilita a economia de embalagens, diminuição do descarte de garrafas, menor desperdício no serviço em taça, diminuição de estoque e menor pegada de carbono. Uma opção sustentável. Um barril de 20 litros equivale aproximadamente a 25 garrafas de vidro e é reutilizável. Seu formato facilita no transporte e, por ser de inox, é reciclável ao final de sua vida útil.
A parceria com Gabriela Monteleone, wine diretor do grupo D.O.M., de São Paulo, foi iniciativa do diretor do NH Curitiba, Antônio de Albuquerque, um pernambucano radicado na capital paranaense há mais de 30 anos e que já desempenhou funções diretivas nas redes Bourbon e Mabu e também na hoteleira Estamplaza, além de outras empresas. Albuquerque é Master of Science in Hospitality Management pela Bournemouth University, da Inglaterra. E o NH é o único local na cidade onde existe esse sistema.
Diariamente, a partir das 15h, e até à meia-noite e meia, o serviço está aberto no Five Lounge, um espaço de decoração agradável. O vinho – tinto, rosé ou branco, sempre variando de produtor – pode ser harmonizado como tapas, no melhor estilo espanhol: tostas de anchovas, tostas de cogumelos, trilogia de croquetes (presunto Parma, bacalhau e cogumelos), mini pizza e mini hambúrgueres de carne. Para quem preferir, há uma variedade de drinks.
Aos sábados, das 16h às 20h, o NH Curitiba leva os serviços do Five Lounge ao terraço do hotel, aliando “visual, alta coquetelaria e experiência enogastronômica de inspiração espanhola”. Patrocinado pela Johnny Walker Gold Label Reserve, o ambiente a céu aberto com poltronas, sofás e lareiras oferece programação musical com nomes da cena musical curitibana do jazz, blues, soul e rock. E os tapas já tradicionais da casa, preparados pelo chef Silvonei Souza.
O terraço do Five Lounge, que comporta 45 pessoas, conta ainda com uma carta de drinks com os principais clássicos da alta coquetelaria, além de coquetéis autorais do mixologista Ariel Todeschini. Para arrematar, churros espanhóis, servido com doce de leite, chocolate três texturas, com cristais de sais, e pastel de massa filo com maçã e nozes, servido com calda de damasco.
E para quer pretende prolongar a enoxperiência em casa, é possível adquirir um growler personalizado de vidro ou cerâmica colorida, disponíveis no bar. “Caso o cliente queira trazer o seu growler de casa, também é possível e nós o enchemos nas torneiras”, destaca Antônio de Albuquerque. Informações: 41.3434-9400 e Instagram: @fivelounge.