No La Varenne, raclete compõe pratos de inverno

Crème de petit pois com boursin, uma das novas entradas
Fotos: Thamires Valério

Com foco na gastronomia franco-italiana e adaptações ao gosto do brasileiro, o restaurante La Varenne (piso L4 do Pátio Batel, em Curitiba) tem novidades no menu para o final de outono e todo período do inverno.

Nas entradas, são três as opções: uma italiana, Gnocchi alla romana sobre ragú de tomates, e duas sopas de origem francesa, sujeitas à disponibilidade no dia: Soup à l’oignon, de cebola com ervas frescas, conhaque, vinho do Porto mais torrada de brioche com queijo gruyére; e Crème de petit pois com boursin, ervilhas frescas, queijo cremoso de cabra e brotos de beterraba.

Nos pratos principais, os chefs Mayra Batista e Felipe Miyake destacam o Coq au vin com legumes; Jarret de vitela ao molho rústico com risoto de açafrão; Linguini ao vôngole com abobrinha e tomate concassê; e Mezzaluna de batata recheada de rabada ao próprio molho do assado com brotos de agrião.

Máquina de raclete, à moda da Europa

O La Varenne conta agora com máquina de Raclette para compor outros pratos. Como nos países europeus, o queijo de raclette fica muito perto a uma fonte de calor derretendo para ser servido com acompanhamentos diversos. Os pratos selecionados para esta experiência gastronômica, exclusivos do jantar, são: Filé mignon grelhado ou Entrecote grelhado, ambos acompanhados de purê de batatas assadas no sal grosso.  É possível também adicionar uma porção de raclette ao couvert ou aos demais pratos do cardápio.

Os vinhos para harmonizar são selecionados pelo sommelier José Vinícius Chupil; uma indicação é o espanhol Rioja Bordon Reserva safra 2011, que pode ser pedido em garrafa ou em taça.

Délices au chocolate, no menu de sobremesas

Para arrematar a refeição, a sugestão da casa é a Délices au chocolate, mix de sabores cuja primeira camada é um bolinho feito de chocolate meio amargo sem farinha, mousse de chocolate ao leite, mini profiterolis recheados com ganache crocante e completada com calda de chocolate ao leite quente. No rol das novas sobremesas está também a Nuage de Cumaru, que leva frutas amarelas tropicais cozidas em baixa temperatura e tuille de aveia.

Compartilhar: