Nossa Casa Viva, a live final

Paleta de cordeiro com legumes/foto: Guto Souza

Neste sábado 31, acontece a última live Nossa Casa Viva, projeto do Sebrae/PR com receitas de chefs paranaenses, que busca promover os ingredientes regionais, produtores rurais e pratos típicos do estado. Entre os produtos presentes nas oito lives estiveram aqueles com o Selo Alimentos do Paraná e outros que já possuem ou estão em processo de obtenção do selo de Indicação Geográfica (IG).

Na última live da série, a chef Vania Krekniski, do restaurante Limoeiro, em Curitiba, vai preparar uma paleta de cordeiro com legumes, diretamente de seu restaurante. A transmissão começa a partir das 11 horas. A inscrição pode ser feita pelo site Nossa Casa Viva.

A novidade é que os consumidores poderão realizar reservas no restaurante Limoeiro, em Curitiba, para provar o prato que será apresentado durante a live. Quem preferir também poderá pedir o prato e retirar no local. O preço será de R$59,90 o prato individual. Pelo Instagram @nossacasa.viva haverá um sorteio de quatro pratos individuais preparados pela chef para retirada ou para serem consumidos no estabelecimento. Mais informações podem ser obtidas pelo whatsapp 41 3093-5392.

Além disso, os clientes também poderão adquirir no local um kit com alguns produtos como o queijo de Witmarsum, a goiaba de Carlópolis e o vinho de Bituruna.

A coordenadora estadual de agronegócios do Sebrae/PR, Maria Isabel Guimarães, explica a importância do Nossa Casa Viva: “Queremos promover a rica cultura gastronômica do Paraná e valorizar os empreendedores envolvidos nesse processo, de chefs a produtores rurais. No Nossa Casa Viva o público pode conhecer e consumir os produtos típicos da sua região e assim contribuir para o desenvolvimento local de produtores e empresas”.

SABORES DA INFÂNCIA

A receita da paleta de cordeiro com legumes inclui diversos ingredientes regionais que começam pelo próprio cordeiro, vindo de Campina Grande do Sul, temperado com alho, alecrim, hortelã, pimenta, limão e com um toque do vinho da cidade de Bituruna, produto que está buscando o selo de Indicação Geográfica. O prato inclui batatas, cebolas e cogumelos orgânicos de uma empresa local.

Chef Vania Krekniski: receita de família/foto: Divulgação Sebrae

A receita traz ainda como acompanhamento um chimichurri feito com a erva-mate de São Mateus do Sul, produto que possui Indicação Geográfica, além de uma maionese defumada, da empresa Tribal Alimentos, empresa de Guarapuava que possui o Selo Alimentos do Paraná.

Conta a chef Vania: “Esse é um prato que remete à minha infância quando eu viajava para a casa do meu avô no interior durante as férias. Ele assava o cordeiro em um fogão à lenha, marinava e temperava a carne. Até hoje me lembro do cheiro do cordeiro no fogo. Na minha receita, faço algumas adaptações para inserir os produtos típicos do nosso estado e busco realçar esses diferentes sabores no prato”.

Um dos ingredientes presentes na receita são os cogumelos da empresa Naturele, de Tijucas do Sul e que possui o Selo Alimentos do Paraná. O produtor Dinei Souza explica que, desde o início do trabalho com o Sebrae, buscou aprimorar as boas práticas, a higiene, a qualidade e a melhoria dos procedimentos de trabalho, o que levou a expandir as suas vendas e canais de comercialização. Ele comemorou a possibilidade de participar do projeto. “É muito importante essa aproximação entre o consumidor final e a valorização dos pequenos produtores do estado e essa é uma oportunidade excelente de aumentar a visibilidade dos nossos produtos. Esse é mais um apoio do Sebrae para colaborar com o nosso crescimento”, afirma.

As lives do Nossa Casa Viva se iniciaram no último dia 12 de setembro. Chefs de Foz do Iguaçu, Cascavel, Palmeira, Morretes, Londrina, Itapejara D’Oeste e Maringá já ensinaram suas receitas típicas e divulgaram os produtos de suas regiões. Para acompanhar as lives, acesse o canal do Sebrae/PR no YouTube. Para mais informações, confira o site do Nossa Casa Viva.

Compartilhar: