O brilho do Natal em Viena

Na Rathausplatz, no centro de Viena, e em dezenas de ruas, o espetáculo de luzes permanece até 10 de janeiro/foto: WienTourismus/Christian Stemper

Não é só nos mercados de Natal que Viena brilha e cintila nessa época do ano. As belas e elegantes decorações natalinas da cidade são uma atração à parte, espalhando a magia romântica por todos os cantos. No conjunto, além do centro, são mais de 30 ruas comerciais, fazendo com que Viena brilhe em todo o seu esplendor todas as noites até 10 de janeiro de 2021.

O calçadão da rua Graben, com suas lojas elegantes, é um dos pontos mais requisitados da cidade. Os imponentes lustres iluminados que flutuam sobre a rua durante o período natalino são a combinação perfeita: parecem enormes lustres de cristal, com seus seis metros de altura e 4,5 metros de diâmetro – e com seu brilho intenso invadindo as vitrines das lojas ao seu redor.

Já uma pequena via lateral desse calçadão, por sua vez, tem uma abordagem mais imperial: na rua Habsburgergasse, estão penduradas coroas cintilantes, reverenciando o passado de Viena enquanto residência imperial.

Uma delicada chuva de pontos de LED dourados recai sobre o mercado Kohlmarkt, situado ao final do calçadão da rua Graben e que não perde em nada em termos de exclusividade. As ruas e becos ao redor da área de comércio de luxo de Viena, o Goldenes Quartier, também estão iluminadas em comemoração às festas de fim de ano.

A Kärntner Strasse conta com luzes ovais de até seis metros e mais de 550.000 pontos de LED que decoram os 750 metros dessa área comercial do centro de Viena.

A Rotenturmstrasse, que liga as Stephansplatz e Schwedenplatz, conta com uma iluminação natalina inspirada em seu próprio nome: enormes esferas vermelhas trazem uma luz aconchegante a essa rua, que recentemente se tornou calçadão. Cada uma dessas esferas, de quatro metros de diâmetro, pesa em torno de 200 quilogramas e fica posicionada a uma altura de dez metros do chão.

Já na Rathausplatz foi montado um verdadeiro paraíso de inverno. O clima natalino fica por conta do mercado de Natal Wiener Christkindlmarkt e das árvores do Rathauspark, enfeitadas com decorações brilhantes festivas.

A grande árvore de Natal, doada cada ano por um estado austríaco diferente, também é decorada com cerca de 2.000 pontos de LED. A maior árvore já instalada na Rathausplatz teve 39,4 metros de altura.

Mas não é só o centro de Viena que ostenta luzes impressionantes. Mais de 30 ruas comerciais e partes de distritos preparam nessa época uma iluminação especial.

Na rua Neubaugasse, no 7º distrito, há luzes no formato de luas e estrelas. A Josefstädter Strasse, no 8º distrito, é decorada com grandes esferas azuis. Enormes enfeites de Natal em vermelho e prata são pendurados na Obkirchergasse, no 19º distrito.

Já a região de Seestadt Aspern, a maior área de desenvolvimento urbano de Viena, conta com uma decoração de sinos brilhantes. Arcos de luzes de LED e árvores iluminadas criam uma atmosfera natalina também na Wiener Ringstrasse.

No total, são empregados quase 200 quilômetros de cabos todos os anos para que sejam iluminados os mais de 2,2 milhões de pontos de luz da decoração de Natal de Viena.

Em sua grande maioria, esses pontos já empregam a tecnologia LED, reduzindo os custos de eletricidade em cerca de 80% em relação às lâmpadas normais e contando com uma vida útil mais longa.

Assim, as luzes de Natal de Viena têm uma operação sustentável e econômica, mesmo ficando acesas sete horas por dia. O clima natalino da iluminação da cidade é oferecido pelos comerciantes de Viena. Nas ruas comerciais, são eles que organizam e financiam parte dessa esplêndida iluminação. Eles também contam com o apoio da Câmara de Comércio de Viena e da Prefeitura, que promove a montagem e desmontagem dos pontos de iluminação desde 1998.

(Fonte: Turismo de Viena)

Compartilhar: