O porco é a estrela no Quintal

O quintal chique: um dos ambientes do restaurante/fotos: JZ

O cliente pode escolher: almoçar ou jantar no interior do casarão histórico, com a fachada de amplas janelas situada no alinhamento predial do número 540 da avenida Manoel Ribas, no bairro Mercês, em Curitiba, ou no espaço de muito bom gosto nos fundos do imóvel, um bem projetado quintal chique. Daí, o nome: Quintal do Porco. Porco, porque é a especialidade da casa, a carne única que, trabalhada pelas mãos hábeis dos chefs Eva dos Santos e Dudu Poerner, chega à mesa em visuais convidativos e sabores exclusivos.

O Quintal do Porco é um dos mais recentes exemplares do cenário gastronômico da capital paranaense. Foi inaugurado há menos de dois meses – 8 de março -, empreendimento da empresária Clemilda Tomé, dona da casa de estilo que abrigou por bom tempo um brechó vintage, também dela.

O restaurante tem área de 478 metros quadrados e oferece 130 lugares. O projeto de arquitetura de interiores é do arquiteto Jayme Bernardo, que criou “um ambiente sofisticado, acolhedor e descontraído”, como destaca a proprietária.

O arquiteto realça que “o aconchego e a simplicidade do quintal das casas foi o DNA de nosso projeto para o Quintal do Porco. Nos detalhes, apresentamos a lembrança da vida no campo!” Um mural pelo artista Michael Devis é o destaque do salão.

A sustentabilidade é outro detalhe da casa, que tem a compostagem de resíduos orgânicos, alimentos orgânicos, conforto térmico por meio de jardim sobre a laje, paisagismo, cobertura com isolamento térmico e teto retrátil para ventilação e luz natural, estacionamento com piso de concregrama, que aumenta a permeabilidade do solo.

Barriga de porco com polvo, um dos destaques do menu

Uma refeição no Quintal do Porco pode começar com aperitivos e/ou entradas, onde se destacam o pão com torresminho, banha de porco e crocante de batata, cebola e bacon; dadinhos de pancetta com chutney de abacaxi e picles de cebola; bolinho de barreado suíno e tartar de banana; rosbife de porco com crocante de polenta; e linguiça de Porco Moura.

Na lista de pratos principais, estão: costelinha de porco assada, curau, quiabo tostado, vinagrete de milho tostado na brasa com pimenta de cheiro; stinco suíno com demi-glacê suíno, risoto de parmesão e ervas frescas; carbonara de porco: espaguete de grano duro com barriga de porco confitada, ervilha torta, queijos paranaenses e pancetta crocante; barriga de porco com polvo.

Chef Eva dos Santos: pratos autorais

Há, também, o acarajé de porco, releitura do tradicional acarajé baiano; a receita é autoral da chef do restaurante, Eva Santos. Como sugestão do chef Dudu Poerner está o leitãozinho da Bairrada, desossado, cozido à baixa temperatura por 12 horas e finalizado no forno à lenha. O prato é servido com acompanhamentos da estação.

As sobremesas: parfait de banana com doce de leite, banana brulée e sponge cake (pão-de-ló) de chocolate branco queimado; pudim de leite defumado. cheesecake da Eva com calda de frutas vermelhas.

A empresária Clemilda explica que as combinações de sabores foram pensadas ao longo de dois anos e que a carne é comprada de produtores selecionados, com prioridade para os paranaenses.

A coquetelaria do Quintal do Porco é assinada pelo mixologista Douglas Peres, chef do Bar Tan Tan, em São Paulo, único bar brasileiro entre os 100 melhores do mundo. As opções vão de drinks clássicos a autorais, como o Apple Mule.

O Quintal do Porco abre de terça-feira a domingo: de terça a sábado para o jantar; sextas-feiras e sábados, também para o almoço; e no domingo, almoço, neste dia até às 16h. Informações pelo Whatsapp: 41.99570-0539.

Compartilhar: