Open de tapas e vinhos

Croqueta de jámon ibérico, um dos tipos de tapas/fotos: Guto Souza

Novidade do Paco – Cocina y Bar (al. Dom Pedro II, 669, Espaço Springfield, Batel, Curitiba), restaurante e bar especializado na culinária catalã: open de vinhos e tapas, de terça a quinta-feira, a partir das 18h, ao preço único de R$79,90 por pessoa. No menu: Croqueta de jamón ibérico, Tartare de carne, Ceviche de Saint Peter (tilápia vermelha), Ceviche de Polvo. Pão com tomate, Canudinho de calabresa; Palito de pão parmesão com pasta de berinjela defumada, creme de queijo e tapenade, Lulas à doré, Batatas Rústicas e Churros de doce de leite.

Clássicos da culinária espanhola, os tapas remontam aos tempos do rei Alfonso X, na Espanha. Consta que, durante um período de enfermidade, os médicos lhe receitaram algumas taças de vinho. Entre um gole e outro, para amenizar os efeitos do álcool, o rei degustava pequenos pedaços de comida. Do costume da realeza para as tabernas da época, a prática se popularizou e o vinho passou a ser acompanhado por um aperitivo para “tapear” a bebedeira. Outra teoria diz que as tapas surgiram no século XIX, quando os garçons tinham o costume de “tampar” o copo de vinho com pedaços de pão ou de presunto cruz, para evitar mosquitos ou sujeira.

Paco: decoração segue a dos tradicionais bistrôs de Barcelona

“Independente de sua origem exata, as tapas se popularizaram em todo o mundo, promovendo a tradição gastronômica espanhola e influenciando o paladar das novas e antigas gerações. Aqui no Paco, de terça a quinta-feira, é possível conferir à vontade essa experiência ibérica regada a rótulos que harmonizam perfeitamente com o cardápio de tapas, assim com o menu tradicional da casa”, diz o sócio proprietário da casa, Everson Ceschin Filho.

Com capacidade total para 51 pessoas – 28 no espaço interno -, o Paco – Cocina y Bar é um bistrô em que a decoração segue a linha moderna e remete aos badalados bares de Barcelona, com tons de amarelo contrastados com as cores sóbrias das mesas e do amplo bar elevado. Recentemente, a casa ganhou o Prêmio Bom Gourmet, na categoria “Especialidades”, comprovando sua qualidade gastronômica na cena curitibana.

Compartilhar: