Rede Bristol, paranaense, comemora 30 anos

Bristol Brasil 500: 120 apartamentos no centro de Curitiba/fotos: Divulgação/Bristol

Tudo começou em 1994, com a administração de apenas um empreendimento: o Bristol Metropolitan Flat, na rua Emiliano Perneta, em Curitiba. Trinta anos depois, o portfólio da Bristol Hotéis & Resorts soma 17 empreendimentos em várias cidades brasileiras – Curitiba (PR), São Paulo, Guarulhos, Mogi Mirim, Santo André, Rio Claro (SP), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Belém (PA), Delmiro Gouveia (AL), Joinville (SC) e Imperatriz (MA). E há mais três em fase de construção. A Bristol não é dona dos imóveis, cuida de gerenciá-los com uma equipe que se identifica com os princípios da marca.

A Bristol Hotéis & Resorts é obra de um empresário de visão, que a concebeu há três décadas depois de uma vivência na hotelaria: Jorge Alves, português de nascimento, que iniciou a vida profissional em Paris, no segmento de alimentos e bebidas, e depois veio ao Brasil para implantar dois hotéis do grupo Air France. Em Curitiba, atuou também na rede Bourbon.

No início dos anos 1990, quando a Bristol começou sua trajetória como administradora hoteleira, esse conceito não era comum. Os empreendimentos eram de bandeiras nacionais ou internacionais ou, então, de propriedade e gestão familiar. No Paraná, a terceira via (gestão terceirizada), começou com a Bristol, com o Metropolitan Flat.

Elayne Alves: diretora executiva e futura CEO da rede

Desde então, a Rede Bristol vem se consolidando no mercado devido a forma como administra seus empreendimentos. “Nossa administração apoia-se na hotelaria de serviços, pautados na tradição, transparência e no foco em resultados aos investidores. Em um país caracterizado por flutuações, sazonalidade e demandas variáveis, o segredo do sucesso da administração da Rede Bristol está nos pilares da capacidade de planejamento com precisão, estratégia de vendas e dinamismo nas decisões”, diz o CEO da Rede, Jorge Alves.

A segunda geração da família se prepara para assumir a gestão dos empreendimentos, o que acontece de forma gradativa. Elayne Alves, filha mais nova do casal Jorge e Tânia, seguirá os passos do pai como CEO da Rede. Outra mudança importante no comando da Rede é Adriana Alves como gestora da área de Novos Negócios. Até 2023, Adriana ocupou diversas posições e cargos na empresa e, em 2024, passou a responder como CMO e Novos Negócios da Rede Bristol.

Os hotéis da Bristol compreendem cinco categorias: Dobly, luxo e conforto; Multy, empreendimentos charmosos; Flexy, categoria econômica com padrão de qualidade; Sthay, flats planejados para longas estadas; e Poesy, modernidade. No capítulo gastronomia, suas unidades contemplam a cozinha internacionais sempre com o toque local.

Adriana Alves: diretora comercial e de novos negócios

UM DOS DESTAQUES do conjunto de hotéis da empresa é o Bristol Brasil 500 (r. Desembargador Mota, 1499, em Curitiba), inaugurado em 2002 e com 120 apartamentos de diferentes categorias, 30 dos quais com hidromassagem. Sua recepção está no térreo, mas o hotel fica entre o 11º e o 16º pavimentos. (O restante do prédio é ocupado por salas comerciais.) Tem restaurante, espaço para eventos, academia e piscina. A sua fachada remete à comemoração dos 500 anos do país. Quem olha o hotel de cima, vê a bandeira do Brasil com sua geometria e as cores branco, amarelo, azul e verde.

O Brasil 500 está passando por renovação em sua estrutura. O projeto de retrofit abrange não apenas os quartos, mas também a parte exterior e hall de entrada do hotel, que permitirá maior circulação de pessoas. Suas áreas de lazer também terão uma atenção especial. Em cada canto do hotel é possível encontrar um quadro ou objeto decorativo que lembra a cultura do Brasil. O restaurante segue a mesma linha e traz elementos dos povos originários, como quadros de cocar, e a vitória-régia, que é uma planta aquática nativa da Amazônia e do Pantanal.

Segundo Viviane Beltrame, gerente-geral do empreendimento, o atendimento personalizado ao cliente é o que destaca a rede: “Essa abordagem funciona tão bem porque cultivamos uma cultura hoteleira clássica, onde cada hóspede é tratado como ‘o cliente’ e não apenas mais um na lista”.

Informações: www.bristolhoteis.com.br

Compartilhar: