Rótulos de vinhedos ‘esquecidos’

Linha Inmemorial Viñedo Ancestral: tinto, branco e rosé/fotos: Divulgação MMV/Engenharia de Comunicação

Vinhos argentinos produzidos a partir de vinhedos centenários pela vinícola Paso a Paso Wines, de Mendoza, chegam agora ao Brasil através da importadora MMV, que tem sede em Curitiba (PR).

Uma das linhas é a Inmemorial Viñedo Ancestral, com três blends diferentes: o Blanco, composto por quatro uvas: a Criolla Grande e a Pedro Ximenes, uvas trazidas pelos colonizadores espanhóis e resgatadas pela vinícola; a Moscatel Rosado, famosa pelos frisantes; e a Torrontés, uva que surgiu na natureza do cruzamento da Criolla e Moscatel.

O Blend Rosé também é feito com as mesmas uvas do Blanco, com o acréscimo da uva Bonarda, ignorada por muito tempo pelos produtores por ser considerada uma uva colonial, e que lhe confere a cor; o Blend Tinto é composto pela uva Malbec mais a Bonarda e apresenta um toque de rusticidade.

Barril por Barril: Bonarda, Gran Bonarda/Petit Verdot e Cabernet Franc

Outra linha, a Barril por Barril, é orgânica, não havendo produtos químicos na fermentação, também com três rótulos: Barril por Barril Bonarda, 100% da uva que lhe dá nome e nove meses de envelhecimento em barril de carvalho; Gran Bonarda/Petit Verdot, um blend 80%/20%; e o Cabernet Franc, que tem pré-fermentação em ovos de concreto, como era feito antigamente na Argentina. Isso faz com que o gás carbônico circule naturalmente durante a fermentação e movimente o vinho, que fica sem contato com o ambiente externo.

Segundo o enólogo Jonas Martins, diretor comercial da MMV, “os vinhos Barril por Barril ficam na casa dos 200 reais a garrafa, mas facilmente competem com vinhos muito mais caros, tamanha a qualidade e valor agregado a esse produto tão especial”.

A Paso a Paso Wines fica no Vale do Uco, em Mendoza, e foi fundada há 10 anos pelos agrônomos e enólogos argentinos Norberto Páez e Sebastián Bisole. Logo no início, eles descobriram em El Cepillo, San Carlos, um vinhedo de 72 anos com videiras da uva Bonarda, usada por camponeses no passado na produção de vinhos artesanais e caseiros. Foi o passo inicial e primeiro vinho produzido pela dupla.

Os vinhos da Paso a Paso Wines podem ser encontrados em Curitiba no Balbino e Martins Lojas e Bar de Vinhos ou em https://www.mmvinhos.shop/.

Compartilhar: