Sábado tem visita guiada ao Palácio Rio Branco, sede da Câmara

Palácio Rio Branco já foi sede da Assembleia Legislativa/foto: Portal da Câmara

O aniversário oficial de Curitiba, comemorado sempre num 29 de março, é, na verdade, a data da instalação da Câmara Municipal na Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba, em 1693. O povoado já existia, fato comprovado pela instalação do Pelourinho, em 1668, símbolo da Justiça. E anotações do ouvidor Rafael Pires Pardinho remetem a 1640 o início da povoação.

E para comemorar mais um aniversário, em data redonda, será realizado neste sábado 25, às 15h, o evento “Câmara 330 anos”, uma visita guiada ao Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba. O passeio será conduzido pela pesquisadora Clarissa Grassi Dias, que realiza as tradicionais visitas guiadas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Clarissa também é servidora da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, onde é responsável pelo Departamento de Serviços Especiais. Além de falar do Palácio Rio Branco, obra finalizada em 1895, que inicialmente abrigou a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, a ideia é resgatar a história do entorno do prédio centenário. A rua Barão do Rio Branco, que já se chamou rua da Liberdade e Dr. Trajano, era o centro político de Curitiba.

A praça Eufrásio Correia, que receberá parte da programação cultural e esportiva do próximo dia 25, também guarda curiosidades. Da mesma maneira o anexo 3 da Câmara Municipal, espaço que já funcionou como garagem de bondes, antes da chegada dos ônibus à cidade, e ainda mantém os antigos trilhos, assim como a estrutura do telhado.

“Mais do que falar sobre a beleza da arquitetura presente no Palacete Barão do Rio Branco e seu entorno, a ideia da visita é trazer elementos sobre a história da Câmara Municipal de Curitiba, seu funcionamento e sua importância para a população como Casa Legislativa”, explica Clarissa. “Um mergulho na história da cidade de Curitiba, seus personagens políticos e na arquitetura desse palacete – que já foi também sede da Assembleia Legislativa”.

A participação na visita guiada à história no Legislativo e da cidade de Curitiba é gratuita. O grupo, no entanto, será limitado a até 40 pessoas. Para se inscrever, clique aqui e preencha o formulário online.

 

Compartilhar: