Uma doce pausa no shopping

Exemplares atraentes como este podem ser degustados na Chocolateria/foto: JZ

Nas prateleiras de uma loja de chocolates há, obviamente, chocolates: barras, trufas, bombons embalados individualmente ou acondicionados em embalagens artísticas. Em épocas festivas, como Natal e Páscoa, panetones e ovos.  Assim é, também, a Chocolateria Brasileira, cuja franquia em Curitiba ocupa a loja 1009 do piso L1 do Jockey Plaza Shopping, no bairro Tarumã.

Mas além de seu menu de presentes, a casa dispõe de um outro, onde são listados os tradicionais cafés espressos, macchiatos e capuccinos, chocolates quentes – uma das versões é o mentolado – e gelados. E cafés especiais como o Afogato, com uma bola de sorvete de creme mergulhada no líquido e arrematado com chantilly.

Cafés especiais e chocolates gelados entre os destaques do menu/foto: Sílvia Chede

O cardápio vai mais além: exibe também frapês coloniais e sobremesas como a taça de açai com chocolate, o brownie com sorvete de creme ou o mesmo sorvete com farofa doce, pedaços de morango e creme de avelã. Uma pausa saborosa depois de explorar os longos corredores do centro de compras.

A Chocolateria Brasileira do Jockey Plaza abriu em fevereiro de 2021, sob o comando do casal de empreendedores Ricardo e Sílvia Chede Salton Rosek. A marca, no país, é presidida por Christian Neugebauer, herdeiro de uma família – Neugebauer – que há mais de 100 anos atua no segmento de confeitaria e chocolates. Da Áustria para a Alemanha e da Alemanha para o Brasil, os Neugebauer foram aprimorando e passando de geração para geração a paixão pelo cacau.

No menu de presentes, buquê de rosas de chocolate

A história da empresa remonta a 1891, quando os irmãos Ernest, Franz e Max chegaram em Porto Alegre e abriram uma pequena confeitaria, que deu origem, em 1903, à primeira fábrica de chocolate no Brasil. O sucesso foi praticamente imediato e em poucas décadas os irmãos passaram a ganhar prêmios na Europa e figurar entre os melhores do ramo.

Em 2017 Christian Neugebauer assumiu a Chocolateria Brasileira, inaugurada dois anos antes com a proposta de trazer ao mercado nacional produtos finos e desenvolvidos com matéria prima de alta qualidade. Reformulou todo o negócio, criou uma nova identidade e investiu na verticalização da fábrica, capaz de suprir toda a cadeia produtiva e usando ingredientes nacionais.

Atualmente a marca tem unidades localizadas em diversos estados, e em Curitiba a loja do Jockey Plaza Shopping é a única na capital paranaense.

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