Cerveja artesanal em julgamento

Concurso vai classificar as nove cervejas que disputarão a Copa Acerva Brasil/foto: Divulgação/Comunicore

A Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses (Acerva) promove nesta sexta-feira 8 e no sábado 9/10, o X Concurso Paranaense de Cervejas Feitas em Casa, considerado o maior do estado no ramo. O evento terá como local o Centro Europeu, escola de gastronomia que ministra o curso de Beer Sommelier & Home Brewer. Um curso completo na área cervejeira será conferido ao primeiro colocado.

No concurso serão avaliados 140 rótulos de 32 categorias, entre elas Lagers Claras, Strong Ales e Specialty Beers. E serão classificadas as nove melhores cervejas que disputarão a Copa Acerva Brasil.

O presidente da Acerva, Lenir Filho, explica que o concurso contribui para o crescimento profissional dos cervejeiros: “Eles têm um feedback dos juízes sobre a sua produção de cerveja, se está bem enquadrada no estilo, se os meios de produção utilizados são adequados e se o resultado que ele almejava dentro do guia de estilos está correto. Além disso, temos o reconhecimento dos melhores cervejeiros caseiros”.

Entre os jurados estão 16 cervejeiros, sommeliers e profissionais certificados pelo Beer Judge Certification Program. O concurso vai oferecer 30 medalhas e os três prêmios principais. Só podem participar receitas feitas em casa, sem a utilização de equipamentos comerciais. A rodada final de avaliações e o resultado final serão transmitidos ao vivo pelas redes sociais da Acerva.

De acordo com o vice-presidente da Acerva e diretor de prova, Daniel Dallagassa, o concurso tem como objetivo incentivar e valorizar a produção caseira de cerveja: “A espinha dorsal do nosso concurso é desenvolver a cultura cervejeira no estado e temos recebido amostras de altíssimo nível, a tendência é sempre de melhorar a qualidade das amostras. As bebidas serão avaliadas pelos critérios de aroma, aparência, sabor, sensação de boca e impressão gerais”.

Para o diretor acadêmico e responsável pelos cursos de gastronomia do Centro Europeu, Rogério Gobbi, o concurso será uma experiência na formação dos alunos: “Para nós é uma satisfação formar uma parceria com essa entidade. O concurso trará a oportunidade dos alunos entenderem um concurso dessa magnitude, pois serão 140 amostras de cervejas avaliadas por 16 juízes certificados pela BJCP”.

Beer Somellier

O curso Beer Sommelier & Home Brewer do Centro Europeu é oferecido nos formatos presenciais e online. Além de preparar o aluno para produzir sua própria cerveja, o curso ensina técnicas de degustação, análise sensorial e harmonização gastronômica com a bebida.

São ministradas aulas de insumos, produções, técnicas de harmonização e contamos também com técnicas de serviços da bebida e glassware – adequação de taças à bebida. Os alunos recebem um case com taças para degustação, livro de conteúdos, caderno de análise sensorial, abridor de cerveja, kit de análise sensorial (on off flavors) e aproximadamente 40 rótulos de cervejas das principais escolas cervejeiras mundiais, para que possam acompanhar as degustações que serão conduzidas para cada aula.

Mais informações e matrícula em centroeuropeu.com.br

Compartilhar: