Concerto no Guairão tem violinista italiano premiado

Giuseppe Gibboni, violinista italiano no palco do Guairão/foto: Acervo Giuseppe Gibboni

Neste domingo 20, às 10h30, o Teatro Guaira (auditório Bento Munhoz da Rocha Neto/Guairão), em Curitiba, será palco do concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná, com a regência do diretor musical e regente titular Roberto Tibiriçá e a presença de dois solistas de referência: o violinista italiano Giuseppe Gibboni e o pianista brasileiro Aleyson Scopel.

O programa inclui apresentações das obras “O barbeiro de Sevilha: abertura”, de Gioacchino Rossini, Concerto para violino nº 2 “La Campanella”, de Niccolò Paganini e Concerto para piano, de Edvard Grieg.

O concerto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o apoio do Consulado Geral da Itália em Curitiba, Festival Mia Cara e Unicultura, com o patrocínio da Sanepar, Compagás e Roto & Fermax.

A realização é da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, PalcoParaná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Com apenas 22 anos de idade, Gibboni é aclamado pela crítica como um dos maiores e mais promissores talentos musicais internacionais. Ele ganhou a 56ª edição do Prêmio Paganini em Gênova, passando a ser o quarto italiano a alcançar o prêmio após 25 anos desde que o último italiano venceu a competição.

Nascido em 2001, Giuseppe Gibboni graduou-se aos 15 anos com Menção Honrosa no Conservatório Martucci de Salerno, sob a orientação do Maestro Maurizio Aiello. Com apenas 14 anos, foi admitido na Academia Stauffer de Cremona, na classe do Maestro Salvatore Accardo. Atualmente, estuda na classe do Maestro Pierre Amoyal no Mozarteum, em Salzburgo. Apresentou-se como solista em vários teatros e salas de prestígio em Beirute, Moscou, Milão, Bruxelas, Nápoles, Salerno, Florença, dentre outros. Em novembro de 2016, participou do programa da RAI 1, em colaboração com a UNICEF, “Prodigi – La Musica è Vita”, ganhando o programa e sendo nomeado “Prodígio Italiano”.

(Com informações de Zelig Digital)

Compartilhar: