Programada para 19 a 22 de setembro, a Equipotel, que está completando 60 anos, retorna este ano ao Expo Center Norte, em São Paulo, e consolida sua marca de referência em hospitalidade na América Latina. A feira mais antiga do país vai apresentar as transformações que impactaram o setor de turismo e de hotelaria reunindo os principais fornecedores do mercado de hospitalidade, além de grandes parceiros, com vistas a atender as demandas do público com soluções de ponta ao longo do tempo.
Do ar condicionado nos hotéis para maior conforto dos hóspedes até o wi-fi ultrarrápido, a tecnologia que foi implementada na hospitalidade durante essas seis décadas foi mostrada primeiro na Equipotel. A feira ajudou a contar essa história e ajudou a mostrar para o mercado o que era importante em cada momento.
“A Equipotel não foi só testemunha, mas foi vitrine das transformações do mercado ao longo dos anos”, afirma Daniel Pereira, gerente da Equipotel: “Nesse contexto de ser a feira mais antiga do Brasil, ela evoluiu de forma independente, mesmo estabelecendo importantes parcerias, mas a instituição é sólida, tanto que é a primeira feira do Brasil e se mantém ativa”.
No decorrer dos anos, o mercado de hospitalidade acompanhou o crescimento dos grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, que durante a década de 1960 teve seu primeiro pico de ampliação. A década de 1960 foi também referencial para a arquitetura moderna brasileira.
Na década de 1970, com a criação da Embratur e o aumento do fluxo das viagens de negócios, grandes redes hoteleiras se consolidaram e a entrada de redes internacionais no mercado doméstico estimulou a concorrência e a busca por tecnologias.
Nas décadas seguintes, em 1980 e 1990, essas mudanças puderam tomar corpo e chegaram ao público em forma de experiências exclusivas, como os hotéis boutique. O estímulo ao turismo doméstico trouxe expansão para o mercado de hospitalidade na década de 2000 e o Brasil se tornou ponto turístico desejado por mais estrangeiros.