Homenagem a duas mulheres de destaque no turismo

Acadêmicos e Marta Rossi na entrega da Medalha do Mérito/fotos: Gustavo Merolli

Às vésperas de um dos maiores eventos de turismo da América Latina – o Festuris/Feira Internacional de Turismo de Gramado, duas mulheres de destaque do segmento receberam homenagens: Marta Rossi, co-fundadora do Festuris, há 35 anos, foi contemplada com a Medalha do Mérito da Academia Brasileira de Eventos e Turismo; a agente de viagens uruguaia Jussara Yanez Leite foi agraciada com o Troféu Sílvia Zorzanello, criado para lembrar a sócia de Marta, falecida em 2010, e também pioneira na história do Festuris. As duas cerimônias tiveram como cenário o plenário da Câmara de Vereadores de Gramado, na noite da quarta-feira 8.

Marta Rossi: primeira mulher a receber a distinção

A Medalha do Mérito da Academia foi entregue a Marta – primeira mulher a receber a honraria – pelo presidente da entidade, jornalista Sérgio Junqueira Arantes.

Em nome dos acadêmicos, o gaúcho Milton Zuanazzi, que também é secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, e ocupa a cadeira número 36 da instituição, traçou uma relação entre o povoamento do Rio Grande do Sul, especialmente da Serra Gaúcha, com a vida da família de Marta Rossi. Ele citou que os pais dela, Otávio e Anita, saíram na localidade de Linha Morro Agudo, interior de Gramado, para se estabelecer com o Café Cacique no centro de Gramado. Mais tarde criaram o Hotel Vovó Carolina.

Sílvia e Marta: tempos pioneiros do Festuris/foto: Acervo JZ

Ao agradecer, Marta Rossi disse: “Sou plural, não sei caminhar sozinha e acredito, profundamente, na força da diversidade para alçar vôo. O homem é um ser social, não é uma ilha, precisa da troca e do afeto para transformar”.

A empresária fez uma relação entre a sua trajetória e a da cidade de Gramado: “Nasci em uma cidade que, já nos seus primórdios, aprendeu a dar voz de fala para todos, entendeu que parceria público privada deveria ser alinhada e que o turismo só seria bom para os visitantes, se fosse bom para seu povo, uma receita que deu certo”.

Citou o exemplo dos pais, Otávio e Anita (falecidos recentemente) na construção dos seus valores pessoais e profissionais: “É um privilégio ser a primeira mulher a receber a medalha entre os nove já homenageados. Esse reconhecimento é uma conquista e uma homenagem, não apenas para mim, mas para todas as mulheres empreendedoras do turismo. recebo como um aplauso ao potencial ilimitado das mulheres no setor”.

Em 1989, Marta deixou uma carreira sólida na hotelaria para associar-se à amiga e também hoteleira Silvia Zorzanello para criar uma empresa organizadora de eventos. Assim, em outubro daquele ano, nasceu o Festival Nacional de Turismo de Gramado, hoje o consagrado Festuris. Com visão empreendedora, criou, desenvolveu ações nas áreas de turismo, eventos e cultura que elevaram o nome de Gramado e do Rio Grande do Sul no Brasil e no exterior.

JUSSARA YANEZ LEITE

Jussara Yanez Leite: homenagem da cidade de Gramado

Uruguaia de Montevidéu, Jussara Yanez Leite foi professora de Educação Física por seis anos. Em 1980 começou a atuar como guia de turismo em seu país e foi gerente de operações de uma operadora de turismo, atividade que manteve quando passou a residir no Rio Grande do Sul. Em 1990, em Porto Alegre, começou sua caminhada com a empresa Acerenza Turismo, quando conheceu o Festuris Gramado. Em 1992 fundou a Personal Operadora, especializada em turismo do Mercosul e da América Latina.

Por quase oito anos, Jussara foi presidente da Ugart (União Gaúcha de Representantes e Operadores Turísticos), uma das idealizadoras da feira Ugart e vice-presidente financeira da Abav-RS. Até hoje faz parte da diretoria como conselheira e diretora do Sindetur-RS e da Fiaseet (rede de executivas do turismo).

O Troféu Sílvia Zorzanello foi criado pela Câmara Municipal de Gramado e é entregue anualmente a pessoas que promovem e valorizam o turismo local.

 

Compartilhar: