Cerca de 2.100 livros foram arrecadados durante o Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo, realizada naquela cidade da Serra Gaúcha, de 9 a 12 de novembro, na campanha pela reconstrução de bibliotecas gaúchas atingidas pelas inundações.
A campanha teve o apoio da Afeet (Associação de Executivas de Empresas de Turismo) e da Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo) e o repasse das obras foi feito à Secretaria de Estado da Cultura do RS, com a presença da gerente de operações do Festuris, Vânia Oliveira, que também é presidente da Afeet Brasil.
Exemplares de todos os gêneros literários foram aceitos, com exceção dos de natureza didática. “Os livros são instrumentos muito potentes para o desenvolvimento humano. Para as redes escolares, e em especial para o público infanto-juvenil, são companheiros imprescindíveis que alargam os horizontes nos processos de aprendizagem”, afirmou a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo.
Para Vânia Oliveira, a parceria com o Festuris para a arrecadação de livros é parte do compromisso da entidade de fomentar a cultura no país. Já Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris, disse que o evento não poderia ficar de fora de uma iniciativa como esta da Sedac-RS, pois a ação reforça o tema principal da edição deste ano do Festuris, que é Capital Humano – A Chave da Transformação.