Negroni Week em nove endereços de Curitiba

Variações do Negroni, preparos exclusivos do Bar Caju do JW Marriott Hotel São Paulo/foto: Divulgação/Index Assessoria de Imprensa

Nove bares e restaurantes de Curitiba participam, até 24 de setembro da 11ª edição da Negroni Week, considerado um dos mais importantes eventos da coquetelaria mundial: Cão Veio, Chinchu Bar y Parrila, Ginger, Grès Gastronomia, Mykola, Pata Negra, Ponto Gin – Matriz, Royalty e Taj Bar.

A Negroni Week celebra variações do famoso drink Negroni, que em sua composição clássica é feito com Campari, vermute tinto e gin. Durante a semana, porém, profissionais da mixologia têm a oportunidade de preparar coquetéis que vão além desses três ingredientes, possibilitando novas experiências sensoriais.

Realizada simultaneamente em dezenas de países, a Negroni Week 2023 reúne, no Brasil, 150 bares e restaurantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, João Pessoa, Aracaju e Recife.

A história do Negroni remete ao século 19, em Milão, quando o fabricante de bebidas Gaspare Campari começou a servir, em seu Caffe Campari, o Milano Torino, um mix de Campari, fabricado em Milão, e vermute, fabricado em Turim.

A partir de 1861, a receita ganhou uma variação menos amarga, com um toque de água gaseificada, ou clube soda, para agradar ao paladar dos turistas norte-americanos.

Essa nova versão foi batizada de Americano. E o drink ganhou popularidade nos Estados Unidos, mesmo durante a Lei Seca, pois o Campari era classificado como produto medicinal e não bebida alcoólica.

Em 1919, o conde Camilo Negroni volta a Florença depois de uma viagem a Londres. Influenciado por sua temporada na Inglaterra, vai ao Casoni Bar e pede um Americano mais forte ao bartender, que substitui a água gaseificada por uma dose de gim. E aí surge o Negroni.

Desde a criação do drink, “o Campari tem sido o coração vermelho do Negroni, um coquetel que apresenta o perfil de sabor único do icônico bitter italiano e que se tornou um dos mais amados em todo o mundo”, como destaca a direção do Campari Group. “O aumento da popularidade do Negroni não teria sido possível sem a habilidade ilimitada dos bartenders compartilhando seu talento com o mundo. Essas conexões estarão no centro das ativações da Negroni Week 2023, fortalecendo a apreciação mútua entre Campari, bartenders globais e entusiastas de Negroni em todo o mundo”.

A promoção tem, também, um aspecto solidário: de acordo com Michele Porta, Diretor Global de Marketing de Canais e Clientes, desde 2012, a Negroni Week arrecadou mais de 4 milhões de dólares para causas beneficentes”.

Compartilhar: