No ar, a Amaro Aviation

O monomotor turboélice Pilatus PC-12 é uma das aeronaves a serem utilizadas pela Amaro/foto: Divulgação

Filho do ousado comandante Rolim Adolfo Amaro (1942-2001), fundador da TAM, que nasceu Transportes Aéreos Marília e poucos anos atrás foi incorporada pela chilena LAN, transformando-se na Latam, o empresário e artista plástico Marcos Amaro criou a Amaro Aviation, empresa privada de aviação executiva.

A Amaro Aviation chega com o conceito de fractional ownership, modelo de propriedade compartilhada de aeronaves destinado a ampliar o acesso de empresários e executivos às vantagens da aviação privada.

A nova companhia atua também em gerenciamento de aeronaves e deve iniciar, em poucos meses, os serviços de táxi aéreo. Para concretizar seus objetivos, a Amaro firmou parceria com a C_Fly Aviation, o que lhe garante a possibilidade de contar com a maior frota de jatos Gulfstream do país.

Para dirigir a empresa Marcos Amaro buscou o comandante David Barioni, um veterano da aviação e referência em segurança de voo no Brasil e no exterior. CEO e sócio da Amaro Aviation, Barioni já foi vice-presidente e fundador da Gol e presidente da própria TAM nos anos 2000, tendo depois presidido a ApexBrasil e a SP Turis.

A área de infraestrutura da Amaro Aviation está a cargo de outro sócio, o comandante Francisco Lyra. Com mais de 40 anos de aviação, Lyra é CEO e sócio da C_FLY Aviation e CEO do Gatgru, terminal de aviação geral do Aeroporto Internacional de Guarulhos. É um dos fundadores do São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, em São Roque – o mais moderno aeroporto de aviação geral do país, inaugurado em 2019.

No marketing e comercial da empresa está o sócio João C. Mellão, que atuou na organização da Copa do Mundo da Fifa no Brasil e foi responsável pela venda corporativa dos pacotes do Programa de Hospitalidade dos Jogos Olímpicos Rio 2016, da Copa do Mundo da Fifa na Rússia e dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Decio Yoshimoto, sócio responsável pela área financeira da Amaro Aviation e sócio da C_FLY Aviation, já trabalhou na General Motors Corp. no Brasil e nos EUA e foi diretor financeiro da Brookfield Asset Management. Doutorando no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), é engenheiro eletrônico com MBA em Finanças na The Ohio State University e especialização em Finanças na Kellogg School of Management (EUA).

O comandante Carlos Eduardo Ribeiro do Valle, outro sócio da Amaro Aviation, é piloto com 25 anos de experiência e mais de 10 mil horas de voo, pilotando jatos executivos e helicópteros. Já atuou como Diretor de Operações de diversas organizações e hoje é sócio e Diretor Comercial da C_FLY Aviation, tendo coordenado transações de mais de 50 aeronaves executivas.

 

Compartilhar: