Post Quercus, o novo tinto de Filipa Pato

O vinho é apresentado em garrafas de 500ml.

Post-Quercus, que quer dizer “depois do carvalho” é novo vinho tinto com o timbre da enóloga portuguesa Filipa Pato, assinado também por seu marido, o sommelier William Wouters, que as importadoras Porto a Porto e Casa Flora estão trazendo ao Brasil neste maio.

Elaborado com a uva Baga, colhida manualmente nos vinhedos da Bairrada, o vinho fermenta e estagia em ânforas de barro, que mantêm a temperatura correta para a vinificação.

Filipa assina o novo rótulo junto com o marido, o sommelier William Wouters

Diz Filipa: “A fermentação e o estágio desta forma possibilitam a troca de oxigênio e assim os taninos da Baga ficam muito mais macios, além de os aromas serem mais delicados do que seriam se elaborássemos o vinho por meio de outro processo”.

O resultado é que o vinho pode ser desfrutado também mais jovem, além de ter potencial de guarda de aproximadamente 8 anos. Robert Parker, o conceituado crítico mundial de vinhos, deu 90 pontos à safra 2015.

O Post Quercius, que pode ser degustado sozinho, com peixe grelhado, camarão, lagosta ou outra carne de qualidade preparada de forma simples, com legumes frescos para acentuar a pureza do vinho, ou com queijos de pasta mole, é apresentado em garrafas de 500ml.

Como a primeira edição, elaborada em 2013, foi muito pequena, diminuiu-se a capacidade para a obtenção de mais garrafas. Da safra 2015 foram produzidas 4.000 garrafas de 500ml e 1.500 de 1 litro.

Compartilhar: