Queijo azul e café, combinação exclusiva em edição limitada

Versos de Minas: elaborado na serra da Mantiqueira e premiado como produto inovador/foto: Divulgação/UltraCheese

No Espaço Gourmet do Festval Champagnat, em Curitiba, na noite da quarta-feira 10, os convidados foram recebidos com uma longa e bem recheada mesa de queijos, frios, pães, geleias, frutas e flores. Havia um motivo especial para isso e o motivo estava ali, com destaque, em grandes peças redondas e também cortadas para serem servidas: o Versos de Minas, o novo queijo da Cruzília, em edição limitada e fruto de uma combinação exclusiva e inusitada: a de queijo azul com o café, que na definição do CEO da UltraCheese, Edson Martins, “homenageia duas paixões nacionais e a tradição de Minas Gerais, Estado que se destaca tanto pela produção de queijo quanto dos grãos”. E que, garante ele, “promete encantar até os paladares mais exigentes”.

O lançamento do novo produto, que estará no mercado ainda este mês, começou por Curitiba, e o local escolhido deve-se à longa parceria da empresa com a rede Festval de supermercados. Versos de Minas levou três anos para ser desenvolvido, “até chegarmos a uma formulação verdadeiramente única”, como explica Martins. Posicionada como a mais completa plataforma de queijos e cremes, a UltraCheese é responsável pela gestão da Cruzília, que hoje ocupa o posto de queijaria nacional mais premiada do mundo.

Detalhes da mesa de queijos, frios e pães na noite de lançamento/foto: JZ

“No pé da Serra da Mantiqueira, leite e café se encontram em um novo arranjo, dando origem ao Versos de Minas. Combinando a cremosidade do queijo azul com notas intensas e fundo achocolatado do café, faz-se assim uma homenagem ao casamento mais famoso do Brasil”. O manifesto que celebra o Versos de Minas remonta ao século XIX, quando a boa adaptação das vacas trazidas da Europa consolidou o Estado mineiro como o maior produtor de leite do país.

Também foi na Mantiqueira que os dinamarqueses encontraram clima e relevo adequados ao surgimento de propiônicos naturais, condições semelhantes às encontradas nos alpes suíços e ideais para fabricação de queijos finos, na mesma época em que a produção de café crescia e contribuía para o desenvolvimento de toda a região. “Essa edição limitada da Cruzília é uma homenagem. Trazemos a realidade desses sabores para um produto nobre, que é o queijo azul. O resultado é um queijo completamente diferente, delicado e marcante ao mesmo tempo”, completa o CEO da UltraCheese.

Eleito “Produto Inovador” no 45º Concurso Nacional de Queijos Instituto Cândido Tostes – ILCT e EPAMIG (Juiz de Fora/MG 2022), o Versos de Minas remete na primeira mordida ao queijo azul, cremoso, intenso e marcante. No final, apresenta fundo achocolatado, que lembra avelã e um leve aroma do café torrado. Esse caminho sensorial foi um dos desafios da Cruzília no desenvolvimento do produto.

“Sempre que adicionamos um ingrediente novo, temos que tomar cuidado para que ele não seja preponderante. Nos queijos azuis, a preponderância é sempre da acidez do mofo. Por outro lado, a inovação é um dos pilares do dia a dia da Cruzília. Então, encontrar esse equilíbrio e poder levá-lo aos consumidores mostra nossa dedicação aos queijos artesanais”, pontua Martins.

A ideia é que a edição limitada do Versos de Minas acompanhe os consumidores em ocasiões especiais e proporcione experiências inéditas em harmonizações diversas, seja em tábuas de frios, com vinhos ou cervejas artesanais. O produto será comercializado inicialmente com exclusividade em uma parceria da Cruzília com algumas redes de supermercados de São Paulo, Curitiba e litoral de Santa Catarina.

Compartilhar: