Um café especial, com notas de chocolate ao leite, folhas de limoeiro, gengibre e especiarias, uma fusão sensorial de ingredientes que representam as gastronomias nórdica e brasileira: assim é o Viking Blend, que está sendo lançado pela Brod Bakery (r. Padre Ladislau Kula, 800, próximo ao Parque Barigui, em Curitiba) para harmonizar com os produtos da padaria artesanal.
O café foi desenvolvido pela Distinto Cafés Especiais, torrefação com o qual a Brod tem parceria desde 2021 e o novo blend será o tema de dois workshops de uma hora, com o barista Rafael Klamas, da Distinto, na quarta-feira 31 de maio, com duas turmas de 10 pessoas cada, às 11h e às 14h30. São eventos gratuitos e abertos ao público mediante inscrição em https://www.brodbakery.com.br/workshop .
Uma prévia do workshop foi apresentada nesta quarta-feira 24 – Dia Nacional do Café – na Brod Bakery, com o barista Klamas discorrendo sobre as características do produto, falando sobre a diferença entre cafés comerciais (com pontuação até 70 em critérios internacionais), cafés gourmets (entre 71 e 79) e cafés especiais (de 80 a 100 pontos). E preparou o novo café pelo método Hario V60, com a assessoria da também barista Anni Hirani.
O Viking Blend poderá ser degustado em todas as 25 opções de bebidas servidas na Brød Bakery; quem desejar comprar o café para preparo em casa, a embalagem de 250 gramas, com um belo visual, será vendida por R$ 49,90. Também para comemorar a data a padaria lançou uma série limitada de canecas temáticas, que enaltece a filosofia dos países nórdicos. Cada uma das seis opções será vendida a R$69.
Um dos quatro sócios da Brod, Fábio Mello Fagundes, destaca: “Desenvolvemos dedicado trabalho de pesquisa para identificar um perfil de café que tivesse uma característica mais próxima do que se degusta no norte da Europa, uma vez que a inspiração da nossa marca são os países nórdicos: Suécia, Finlândia, Dinamarca, Islândia e Noruega”.
E cita, ainda, que os países escandinavos são conhecidos por suas altas taxas de consumo de café e, frequentemente, integram a lista dos maiores consumidores de café do mundo: “Além das altas taxas de consumo de café per capita, nos identificamos com alguns hábitos que eles exaltam, como levar uma vida mais simples e dedicar um intervalo durante o dia para desfrutar de uma reunião afetiva em torno da comida e da bebida”.