Curitiba hospeda em março a Feira de Destinos Inteligentes

Evento organizado pelo Instituto Cidades do Futuro (ICF) e pela Fundação Ciudad de La Plata, a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (Fidi) será realizada em Curitiba, de 17 a 19 de março, reunindo autoridades públicas, profissionais e empresas líderes de todo o mundo, que compartilharão experiências e conhecimentos sobre o modelo de Destino Turístico Inteligente.

Em novembro de 2023, Curitiba foi eleita a Cidade Mais Inteligente do Mundo, no Smart City Expo World Congress, em Barcelona, Espanha.

Esta será a segunda edição da Fidi; a primeira foi realizada em Buenos Aires, Argentina, em novembro de 2020, reunindo mais de 30 mil participantes de 56 países diferentes.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Curitiba, através do Instituto Municipal de Turismo, do Ministério do Turismo do Brasil, da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). E patrocínio da Fecomércio Paraná e do Sebrae PR.

FIDI Curitiba 2024 –

Durante a Fidi 2024 será desenvolvido o Curso de Formação em Destinos Turísticos Inteligentes, certificado por seis universidades da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM), da Rede Ibero-americana de Destinos Turísticos Inteligentes e do ICF. Esta capacitação de alto nível será gratuita para 50 funcionários públicos de toda a América Latina e buscará divulgar entre os gestores públicos vinculados aos territórios turísticos, os modelos de gestão de Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs) como novas abordagens para a gestão e planejamento de destinos.

A Curitiba 2024 sediará, também, pela primeira vez a entrega do “Prêmio Ibero-americano para Destinos Turísticos Inteligentes”, iniciativa criada pela Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), com o objetivo de motivar, promover e reconhecer os destinos turísticos, empresas, startups e instituições ligadas à atividade turística que exibam projetos que contribuam para a transformação e desenvolvimento dos DTIs.

A feira terá palestras cursos com nome internacionais, experiências turísticas e circuitos temáticos, além da área de estandes. Na Feira haverá espaços de networking para ampliar a rede de contatos em ambientes especialmente pensados ​​para se conectar com pessoas e representantes do setor, bem como painéis e exposições de alto nível sobre o modelo de destinos inteligentes.

Nos “Circuitos Fidi”, os interessados poderão acessar propostas e ações ligadas ao mundo DTI. Lá estarão localizadas as “Estações DTI”, pontos estratégicos distribuídos pela cidade, onde serão divulgadas as iniciativas e boas práticas do DTI de Curitiba vinculadas ao circuito correspondente. A iniciativa permitirá explorar a cidade com guias turísticos exclusivos que compartilharão informações sobre Curitiba. O ponto de partida dos circuitos será o Memorial de Curitiba, e então cada participante poderá escolher em qual circuito iniciará sua aventura.

A Fidi 2024 oferecerá novidades para os amantes da tecnologia, de forma a refletir as possibilidades e ferramentas a serem implementadas nos destinos. Desta forma, a feira terá um “aplicativo exclusivo”, a partir do qual os participantes poderão acessar a agenda completa, conhecer os horários e se inscrever em palestras, conferências e conhecer detalhadamente os 10 circuitos temáticos que lhe permitirão explorar a cidade da melhor maneira.

Compartilhar: