Guia Michelin vai estrelar cozinha argentina

Restaurantes selecionados de Buenos Aires e Mendoza serão conhecidos em novembro

O Guia Michelin chega à Argentina e marcou para 24 de novembro de 2023 o anúncio da seleção dos restaurantes de duas cidades: Buenos Aires e Mendoza. Será a primeira vez na história que os inspetores do guia examinarão e recomendação restaurantes de qualidade do país vizinho. A inclusão da Argentina “é um reconhecimento por sua rica cultura gastronômica, bem como uma celebração internacional de sua dinâmica culinária”.

“Já faz algum tempo que nossa equipe de inspetores anônimos vem colocando Buenos Aires e Mendoza em seu radar e observando a evolução de seus respectivos cenários gastronômicos”, diz Gwendal Poullennec, diretor internacional do Guia, que destaca: “Com um rico patrimônio culinário – moldado por séculos de história agitada e sucessivas ondas de migrações, criando um caldeirão cultural único – o país tem um inato sentido de hospitalidade, assim como um verdadeiro gosto por comer e sair. Buenos Aires e Mendoza são dois destinos gourmet que merecem ser descobertos e promovidos.”

A chegada do Guia Michelin à Argentina conta com o apoio do Ministério de Turismo e Esportes da Argentina, cujo ministro, Matías Lammens afirmou: “A chegada do Guia Michelin à Argentina é um antes e um depois tanto para nossa gastronomia quanto para o turismo argentino. Estamos trabalhando em conjunto com os setores público e privado para tornar nosso país o principal destino gastronômico da América Latina e um dos mais atraentes do mundo, e este anúncio é a prova disso. Não tenho dúvidas de que este caminho que estamos trilhando junto com o Guia Michelin se tornará um marco que perdurará por muitas décadas”.

METODOLOGIA

O Guia Michelin foi criado em 1900 pela empresa de pneus Michelin para apoiar o crescimento da mobilidade. Desde então, manteve-se fiel à sua missão original: estabelecer-se em destinos gastronômicos maduros, guiar viajantes internacionais e gourmets locais aos melhores restaurantes, destacar cenários culinários mundiais e promover a cultura de viagens.

A seleção de restaurantes do Guia Michelin Buenos Aires e Mendoza será feita de forma independente pelos inspetores anônimos do Guia seguindo sua metodologia histórica e global.

Somente a qualidade da gastronomia oferecida pelos restaurantes será avaliada pelos fiscais de acordo com os cinco critérios internacionais do Guia: A qualidade do produto, O domínio das técnicas culinárias, A harmonia dos sabores, A personalidade do chef representada na cozinha e A consistência ao longo do tempo e em todo o menu.

O Guia Michelin transmite suas avaliações de restaurantes por meio de um amplo sistema de distinções, que são concedidas a restaurantes especiais dentro de sua seleção completa. As distinções mais famosas são as estrelas Michelin de renome mundial atribuídas ao restaurante que oferece as melhores experiências culinárias. Uma estrela é concedida a restaurantes por “cozinha de alta qualidade que vale uma parada”, duas estrelas por “cozinha excelente que vale a pena fazer um desvio” e três estrelas por “cozinha excepcional que vale uma viagem especial”.

Além das cobiçadas classificações por estrelas, a seleção inclui também a popular categoria Bib Gourmand, distinção atribuída a restaurantes que servem comida de boa qualidade a um preço moderado.

O Guia estará disponível exclusivamente em formato digital em todas as interfaces: site, aplicativos móveis e redes sociais.

 

Compartilhar: