O Ascensorista em noite de autógrafos

Autor de livros técnicos nas áreas de sociologia da justiça criminal e direito penal, o advogado, defensor público, mestre e doutor em Direito André Ribeiro Giamberardino lança nesta quarta-feira sua primeira obra de ficção: o romance O Ascensorista, que conta a história de João Aleluia, ascensorista responsável pelo elevador de autoridades do Tribunal de Justiça da cidade onde vive. Será na Livraria e Café Arte & Letra (r. Desembargador Mota, 2011, em Curitiba), a partir das 19 horas.

João Aleluia, apaixonado pelo que faz e pelo que o Tribunal representa, vive um drama: sua filha, com quem tem dificuldade de relacionamento, é acusada do tráfico de drogas. Ao longo de 125 páginas e capítulos curtos, Giamberardino oferece um texto ágil em que aborda com talento a aridez de dois cenários – o tribunal e o presídio –, com um toque de suspense. A edição é da Kotter Editorial.

André Giamberardino: livros técnicos e o primeiro romance/foto: Defensoria Pública

André Giamberardino, 39 anos, é defensor público desde 2013 e ocupa, desde outubro de 2021, a Defensoria Pública Geral do Estado do Paraná, depois de ter sido subdefensor e coordenador do Núcleo de Política e Execução Penal (Nupep) da instituição. Neste cargo, propôs a criação de projetos como a Central de Liberdades, que possibilita a análise de prisões provisórias e a atuação pró-liberdade em centenas de processos em comarcas sem sede da Defensoria, e o Atendimento a Vítimas de Crimes, em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná.

É também professor de Direito Penal, Execução Penal e Criminologia da UFPR, doutor e mestre em Direito pela UFPR e em Criminologia pela Università degli Studi di Padova (Itália). E possui pós-doutorado pela Columbia Law School (EUA).

André Giamberardino é autor de cinco livros sobre sua área de atuação e de dezenas de capítulos de livros e artigos científicos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros.

Foi também chefe de gabinete do Ministério da Segurança Pública, na gestão do ministro Raul Jungmann, em 2018.

Natural de Curitiba, é casado com Izabela e pai de Francisco e Maria Célia.

Compartilhar: