O Paraná poderá, a médio prazo, fazer parte da rota de navios de cruzeiros, isto porque está nos planos do governo do Estado a construção de um píer de passageiros no Porto de Paranaguá, uma antiga aspiração do segmento turístico.
A Ilha das Cobras, localizada na baía de Paranaguá, ganhará novo nome – será Ilha do Governador – e um novo status: passará a ser um polo turístico, privatizado, com atividades náuticas. Recentemente, a ilha foi transformada em parque estadual por decreto. Em tempos idos, foi o reduto de férias de governadores.
Essas duas novidades, entre outras, foram reveladas às lideranças do turismo paranaense na noite da segunda-feira 28 de janeiro, no primeiro encontro de 2019 da Confraria Panorama do Turismo, pelo presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl.
Ele transmitiu aos presentes parte das intenções do governador Carlos Massa Ratinho Junior com relação ao desenvolvimento turístico do Paraná. Ao seu lado, estava o vice-governador Darcy Piana, que como presidente da Fecomércio sempre foi um apoiador do segmento.
A Confraria, coordenada pelo jornalista Júlio Cézar Rodrigues, diretor da plataforma de comunicação Panorama do Turismo, reuniu-se no restaurante Cais da Ribeira, do Pestana Curitiba Hotel, tendo como anfitriões o gerente geral do hotel, Rodrigo Bassinelli, e o gerente comercial, Jaime Masalla.
No cardápio, elaborado pela chef Cleuza Reis, bolinho de bacalhau, vol au vent de canard em redução de laranja, filé mignon à portuguesa, bacalhau ao Cais da Ribeira e, para sobremesa, pastel de nata e pudim de doce de leite.
TV TURISMO 24 HORAS
Jacob Mehl anunciou, também, a intenção do governador Ratinho Junior de transformar a TV Educativa em TV Turismo, com 24 horas no ar divulgando os destinos e as atrações paranaenses.
Além disso, o Paraná passará a participar de todas as feiras nacionais e internacionais de turismo, além de adotar outras medidas para a promoção do setor.
Outra medida será a realização, imediata, de um seminário da Paraná Turismo – hoje vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Turismo – com todas as secretarias de estado, de forma a garantir uma ação integrada e eficiente e colocar a importância do turismo no fortalecimento econômico do estado.
O vice-governador Darcy Piana revelou que está nos planos do governo promover o turismo nas áreas das usinas hidrelétricas, aproveitando a existência dos imóveis antes dedicados aos trabalhadores na obra como meios de hospedagem, através de concessão à inciativa privada.
As concessões também abrangerão polos como Vila Velha e Quartelá, entre outros.