No CTG Querência da Serra, na cidade gaúcha de Cruz Alta, berço do famoso escritor Érico Veríssimo, será realizado, de 9 a 11 de novembro, o XV Seminário Nacional/XII Encontro do Cone Sul sobre Tropeirismo, evento bienal que objetiva contextualizar os estudos culturais do tropeirismo na história do Rio Grande do Sul, do Brasil e do Cone Sul, integrando-os aos estudos já existentes, bem como promover novas discussões sobre o tema. A realização é da Prefeitura de Cruz Alta, através da Coordenadoria de Cultura, Turismo, Artes e Eventos, com o apoio da Universidade de Cruz Alta (Unicruz) e de outras instituições e empresas.
Após a abertura do evento, às 8h30 desta quarta-feira, seguem-se uma série de relatos sobre o tema por parte de pesquisadores, escritores, historiadores e outras pessoas que vivenciam o tema tropeirismo.
Na quinta-feira às 14h, por exemplo, será a vez de duas autoridades sobre o assunto, ambas ligadas ao Paraná, hoje radicadas em Urupema (SC), com rica contribuição ao resgate e ao desenvolvimento do tropeirismo: a pesquisadora e escritora Eleni Cássia Vieira, especialista em Patrimônio Cultural e Turismo Regional, e o também pesquisador e escritor Carlos Roberto Solera, consultor em Turismo Rural, presidente da Abraturr, presidente da Nata, duas entidades do setor, e coordenador geral do Projeto Tropeiro Brasil. Ambos abordarão o tropeirismo em Minas Gerais, Goias e Mato Grosso.