Aula-show mostra drink premiado à base de café e cachaça

Leo Oliva: “Prato principal quente”, um dos drinks destaques do campeonato/fotos: JZ

Uma aula-show que reuniu, na tarde desta terça-feira 16, em Curitiba, quatro exemplares de qualidade no mundo da coquetelaria e da gastronomia: o barista e bartender, o café, a cachaça e o cenário.

O cenário foi o American Way Café (r. Gonçalves Dias, 151, Batel); o café, da fazenda Capadócia, das Minas Gerais; a cachaça, a Regui Brasil Ouro Extra Premium, elaborada nos alambiques do Templo da Cachaça/Cachaçaria Regui Brasil, no bairro Uberaba, em Curitiba. E o barista/bartender, um premiado: Leo Oliva, que preparou o coquetel que mereceu o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro Coffee in Good Spirits, que reúne o mundo dos baristas com o mundo dos bartenders, realizado este ano em Porto Alegre, pela primeira vez fora da região Sudeste.

O drink premiado

No Coffee in Good Spirits, o profissional participante precisa mostrar suas habilidades e elaborar o coquetel em apenas 10 minutos. Léo Oliva, que reside em Curitiba há sete anos, atuou como se estivesse preparando uma refeição em etapas, na qual o destaque foi o que ele chamou de “Prato principal quente”: 20ml de cachaça Regui; 10ml de Heering, um licor de cereja; 5ml de um xarope especial elaborado por ele, à base de mel, missô (ingrediente da culinária japonesa resultado da fermentação de soja e sal) e água.

Orlando Regis e a Regui Brasil Ouro

O drink é finalizado com o ingrediente principal, o café espresso, na medida de 45ml. O preparo é seguido de um leve aquecimento, que volatiliza o álcool, criando um mix de sabores. Como a Regui é uma cachaça especial, complexa, esses sabores se acentuam.

Leo explica sua participação premiada no campeonato: “Minha apresentação teve como base um jantar onde representei os cafés como coquetéis empratados, servindo aos juízes Entrada fria, Prato principal quente e uma Sobremesa na fase final. Todos os meus coquetéis tiveram como base um café produzido na fazenda Capadócia do Augusto Borges, em São Gonçalo do Sapucaí”.

O criador do Templo da Cachaça, Orlando Osmar Regis, e sua esposa e sócia Lúcia estiveram presentes à aula-show, destacando que a Regui Brasil Ouro Extra Premium figura entre as 150 melhores cachaças do Brasil, depois de uma seleção da qual participaram milhares de rótulos.

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *