Tarte Tatin, a receita de bordo

O doce é um dos clássicos da culinária francesa

Diz a lenda que em 1889, em Lamotte-Beauvron, uma pequena localidade do Vale do Loire, as irmãs Stephanie e Caroline Tatin, por engano, num dia de muito movimento no hotel da família, esqueceram de colocar a massa na forma ao preparar a torta de maçãs. Aflitas, teriam colocado a massa por cima das frutas. Invertendo a ordem, acabaram por inventar esta que é uma das mais famosas sobremesas da gastronomia francesa.

Verdade ou lenda, pouco importa. Fato é que esta é uma especialidade também a bordo dos navios da Oceania Cruises e neste momento, em que ainda se pode usufruir pessoalmente das delícias a bordo, o chef David Shalleck, da Oceania, compartilha sua receita da Tarte Tatin, um clássico perfumado com manteiga, maçã e açúcar, para fazer em casa.

E recomenda aos que prepararem o prato a publicação de fotos na página do Facebook da Oceania, usando a hashtag #OLifeCookingChallenge.

A RECEITA

Tarte Tatin, serve de 6 a 8 porções:

6 colheres de sopa de manteiga sem sal

6 colheres de sopa de açúcar mascavo escuro

1/4 de colher de chá de canela em pó

1/8 colher de chá de noz-moscada moída

1 1/2 colheres de chá de raspas de limão

3 maçãs vermelhas (cerca de 750g)

1 pedaço de massa folhada de 25 x 25 cm²

Creme de leite, iogurte grego ou sorvete de baunilha

Como fazer

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Derreta a manteiga em uma frigideira grande e antiaderente em fogo muito baixo. Em uma tigela média, misture o açúcar, a canela, a noz-moscada e as raspas de limão. Coloque a manteiga na mistura de açúcar. Descasque as maçãs e as divida em duas partes; depois corte cada uma em seis fatias iguais. Coloque as maçãs na tigela e misture delicadamente para cobri-las com a mistura de açúcar. A mistura de açúcar pode se aglomerar um pouco, o que é bom, pois derreterá durante o cozimento.

Disponha as fatias de maçã em uma única camada na parte inferior da frigideira (com cabo de metal para ir ao forno) e use uma espátula de borracha para que qualquer mistura residual de açúcar da tigela e espalhe sobre as maçãs. Cubra as maçãs com a massa folhada. Coloque os cantos da massa na lateral da frigideira para que as maçãs fiquem completamente escondidas. Faça pequenos furos na massa com um garfo ou ponta de uma faca. Asse por 30-35 minutos até que a massa cresça e fique marrom claro por cima.

Deixe esfriar por 10 a 15 minutos e inverta cuidadosamente em um prato. Sirva quente ou em temperatura ambiente com uma porção de creme batido (ou sorvete) ao lado.

Fonte: Pressto/Mariuccia Ancona Lopez

Compartilhar: