Um passeio virtual pelo Espaço Energia

O tour realça a importância da energia do dia a dia e do seu consumo consciente/fotos: Divulgação/Copel

O Espaço Energia Museu Copel lança na terça-feira 18 de maio um tour 360 graus online por suas instalações. A ação faz parte das comemorações da Companhia para a 19ª Semana Nacional de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O passeio digital foi a solução proposta pela equipe do Espaço Energia para seguir compartilhando conhecimento com os visitantes. A proposta tem tudo a ver com o tema da Semana Nacional, que em 2021 debate “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

“Esse é um tema extremamente pertinente para o momento que estamos vivendo, e o questionamento que o Ibram nos faz, ‘Estamos transformando os museus ou apenas os mantendo?’, vem ao encontro da filosofia do nosso espaço, que quando reformado, em 2018, já ganhou uma proposta futurista, de transformação. O objetivo é mostrar a importância da história da energia, mas também da energia do dia a dia, seu consumo consciente, visando sustentabilidade e uso seguro”, afirma Adriana Nardelli, da equipe que coordena o Espaço Energia Museu Copel.

O Espaço Energia conta a história da própria Copel e também mostra a trajetória da humanidade nas descobertas da energia. No tour, assim como no museu, o incentivo ao uso consciente, seguro e eficiente da energia elétrica permeia todo o conteúdo.

Em ambientes como o Corredor da Sustentabilidade, o visitante encontra as ações da Copel para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS): metas que envolvem questões de desenvolvimento social e econômico, mudança climática, igualdade de gênero, água, energia e justiça social.

A própria casa que abriga o museu é uma atração do tour. Ela foi erguida ainda no século 19 e reformada em 2018 para abrigar o novo Espaço Energia Copel.

Um dos espaços mostra como a energia elétrica chega até as casas das pessoas

Outras atrações do tour:

  • Sala Energia do dia a dia: uma maquete com realidade aumentada mostra diferentes formas de geração de energia e como a energia elétrica chega até as casas das pessoas de forma limpa e sustentável e outros recursos simulam de maneira interativa o consumo de cada equipamento em casa.
  • Sala Energia do Passado: mostra a história da energia elétrica e o desenvolvimento da Copel, com destaque para uma coleção de medidores de energia, com modelos desde 1920, e a réplica de uma casa de 1950
  • Sala Pedro Viriato Parigot de Souza: figura importante na história da Companhia, presidiu a empresa por mais de nove anos e foi governador do Paraná.
  • Sala Energia Criativa: exposições artísticas com tendências contemporâneas.
  • Sala Energia do Conhecimento: vídeos explicativos sobre o “Caminho da Energia” desde a geração nas usinas até chegar às casas.

Espaço Energia Museu Copel também promoverá uma série de atividades online:

17/5 – Oficina de Arte com Recicláveis: “Sistema Solar – vamos fazer arte e ajudar o planeta”.  O artista plástico Oswaldo Dias ensina crianças a fazer arte com recicláveis, através do instagram.com/espacoenergiacopel

Você irá precisar de: papelão, dois cabides de arame, alguns copos e tampas plásticas para servir de molde, barbante, lápis, tesoura sem ponta, papel branco, cola bastão, pincel e material para colorir, que podem ser tintas, giz de cera, canetinhas ou marcadores.

18/5 – 14h – Lançamento do Tour Virtual 360 graus do Espaço Energia Museu Copel, em www.copel.com/museu/tour360 e instagram.com/espacoenergiacopel

19/5 – 14h – Maquete com Realidade Aumentada: Apresentação do Caminho da Energia; IGTV do Instagram.com/espacoenergiacopel

20/5 – 14h – Making-off: os bastidores da filmagem do Tour Virtual 360 graus do Espaço Energia Museu Copel, com o professor doutor Ricardo Macedo, designer e fotógrafo; IGTV do Instagram.com/espacoenergiacopel

21/5 – 14h – Notícias: Como andam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) durante a pandemia?; post no instagram.com/espacoenergiacopel .

Link para o áudio: Abrir

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Copel)

Compartilhar: