“Nós precisamos assumir a responsabilidade sobre os impactos positivos e negativos que a atividade turística causa em um destino. Nós, significa toda a indústria, incluindo os turistas. Isso porque queremos lugares melhores para viver e visitar – nesta ordem”. A afirmação é de Simon Mayle, diretor da WTM Latin America, maior e mais completo evento de turismo B2B da América Latina que, neste ano, ocorre entre 5 e 7 de abril nos pavilhões branco e azul do Expo Center Norte, em São Paulo.
A premissa apresentada e defendida por Mayle para a WTM Latin America faz parte da prerrogativa do portfólio World Travel Market (WTM) em todo o mundo e foi adotada há quase 20 anos, pioneiramente, na WTM Londres.
O tema Turismo Responsável sempre esteve presentes nas edições da WTM Latin America, seja por meio de rodas de conversa, painéis com especialistas ou debates envolvendo vários players, tendo ganhado mais relevância em 2019, com o lançamento do Prêmio Turismo Responsável, que teve sua primeira edição (resultados de 2020) entregue virtualmente e de forma exclusiva no primeiro semestre de 2021.
Para este ano e considerando a força que a temática ganhou durante a pandemia, a WTM Latin America dedicará um auditório exclusivamente para debater, de forma ampla e completa, o Turismo Responsável. Ao todo, são mais de 10 sessões diferentes com especialistas e debatedores.
A agenda desta temática também contará com a entrega da segunda edição do Prêmio Turismo Responsável que coloca o continente na rota mundial de reconhecimentos e, entre outros, busca descobrir, reconhecer e promover exemplos de boas práticas na região latino-americana, incluindo iniciativas que vão desde proteção à criança e benefícios para a comunidade até as emissões de gases de efeito estufa e reduções em plásticos descartáveis.
Nesta edição, 18 especialistas integram o corpo de jurados que analisará cada um dos cases inscritos nas categorias “Descarbonização do setor de viagens e turismo”, “Apoio a Funcionários e comunidades durante a pandemia”, “Destinos que apoiam a construção mais sustentável pós-Covid”, “Aumento da Diversidade no Turismo: Quão inclusiva é a nossa indústria?”, “Reduzindo o desperdício de plástico no meio ambiente” e “Aumento do benefício econômico local”. Em cada categoria, serão três finalistas, incluindo o vencedor.
“Já faz algum tempo que o turismo tem assumido várias formas. Fornecedores e visitantes têm entendido que os destinos são mais do que diversão e consumo. Nesses locais cobiçados por muitos, existem moradores, natureza, história e tudo deve ser respeitado e preservado”, diz Gustavo Pinto, conselheiro da WTM Latin America para o Turismo Responsável e coordenador do Prêmio, reforçando que “a mudança de comportamento que desejamos é um caminho sem volta”.
A WTM Latin America 2022 prevê reunir 500 expositores de mais de 40 países, além de 8.000 visitantes únicos. As inscrições abrirão em 16 de fevereiro e a visitação será permitida mediante cadastramento prévio e apresentação do ciclo completo vacinal.
(Fonte: ComunicaHub)