Brod Bakery, onde o pão é a estrela

Brod Bakery: uma visão do mezanino/foto: JZ

A loja já é, por si só, uma imensa vitrine de cores e sabores. O vidro é matéria essencial, assim como nos demais espaços componentes do centro comercial onde está localizada (r. Padre Ladislau Kula, 800, no bairro Santo Inácio, vizinha do parque Barigui, em Curitiba). Para quem se aproxima, depois de estacionar o carro em uma das 86 vagas disponíveis, e ainda do lado de fora, salta aos olhos a coleção de pães de fermentação natural. Cruzando a porta principal, e virando à esquerda, os balcões exibem uma variedade de doces e outros produtos, cujo visual já induz ao consumo. No menu, o pão é a estrela principal, estando presente em todos os pratos.

A partir desta quinta-feira 21, o lugar está aberto. Chama-se Brod Bakery, empreendimento dos sócios Thaysa Kotinda, Ricardo Zilz, Marciele Guimarães Fagundes e Fabio Mello Fagundes, inspirado nos países nórdicos, do nome ao conceito. À direita de quem entra está o salão principal, para os momentos agradáveis em torno do café ou de uma refeição ligeira: “No menu, o pão é a estrela principal, presente em todos os pratos”, explica um dos sócios. Subindo a escada, novos nichos de convivência e, do alto, uma outra visão privilegiada daquele variado portfólio de guloseimas.

O cenário arquitetônico leva a assinatura do escritório Fernando Henares Arquitetura, com execução da arquiteta Márcia Helena Guimarães, contemplando muita madeira, concreto e vidro. Do teto, pendem galhos de ‘árvores secas’, como se ali estivessem plantados. Figuras da mitologia escandinava povoam algumas paredes e há uma interessante instalação de xícaras no mezanino.

A Brød conta com um cardápio completo de café e lanches, assinado por uma chef de cozinha/foto: Agência Haro

Para Fábio Fagundes, todo o ambiente faz alusão às cafeterias do norte da Europa, de países como Finlândia, Noruega e Suécia, dando ao cliente uma vista completa para fora e também para todo o movimento de dentro: “Acredito que só o fato de estarmos localizados perto do parque Barigui já promove uma experiência diferente. Também levamos em conta, durante a idealização do conceito, uma das características marcantes do norte europeu, que é o alto consumo de café. Em função disso, os espaços das cafeterias são muito mais bem utilizados, de forma a fazer com que as pessoas aproveitem e realmente degustem aquele momento. Lá, o ato de tomar café vai muito mais além. E foi essa lógica que ousamos trazer para cá”.

Ricardo Zilz, chefe chef boulanger da panificadora, entusiasta e autodidata da fermentação natural, e cujo currículo conta com cursos com Rogerio Shimura, da Levain Escola de Panificação e Rene Seifert, diz que a ideia da Brød é promover uma experiência que seja muito mais do que sair para comprar um pão: “Queremos que a Brød seja um convite para vir tomar um café. Sábados e domingos serão dias especialmente importantes para nós, perfeitos para quem desejar uma experiência diferente aos finais de semana”.

Pães de fermentação natural são os preferidos da clientela/foto: Agência Haro

Os pães (tradicionais e de fermentação natural) serão produzidos diariamente na Santo Pane, também de propriedade dos quatro sócios, localizada na região do Ecoville. “Lembro quando começamos a produzir pão de fermentação natural. Foi um trabalho muito criterioso e a aceitação do cliente também foi um processo mais demorado. Hoje, vendemos muito mais o pão de fermentação natural do que o tradicional”, comenta Ricardo.

E acentua: “Desenvolvemos uma técnica que alimenta o fermento de forma a não deixar o pão tão azedo. Como resultado, temos pães de fermentação natural saudáveis, sem química e sem conservantes, mas que não têm o sabor azedo tão marcante se comparado ao das receitas mais tradicionais. Contudo, para quem gosta dos pães com sabor mais forte, a Brød terá versões com essa característica”.

Além dos pães, a Brød conta com um cardápio completo de café e lanches, assinado por uma chef de cozinha. A ideia, seguindo a inspiração do negócio, é brincar com a culinária nórdica sem, entretanto, focar absolutamente nela.

Clientes da Brød poderão degustar de um blend exclusivo de café, assinado pela barista e mestre de torra Claudia Bentlin, do Distinto Cafés, parceira de longa data da Santo Pane. Os cafés também serão harmonizados com o cardápio da Brød, aos cuidados do sócios Fábio, que se especializou na área.

A Brød também projeta oferecer cursos na área de panificação e confeitaria, em uma cozinha própria para essa finalidade, com capacidade para 21 pessoas, dentro da panificadora. Inclusive para crianças. “O objetivo é se tornar referência na área para cursos e técnicas diversificadas de panificação em Curitiba”, destaca Fábio.

Dentro do conceito de ‘slow food’, a Brød trará produtos feitos na chácara dos sócios, localizada à beira do rio Passaúna, preparados a partir de cultivos especiais que levam em conta, para se ter uma ideia, até a lua do dia da colheita. Tudo isso, sem agrotóxicos e com muita história por trás, que será, inclusive, contada ao cliente. Ou seja, quem saborear uma sopa de mandioca, por exemplo, saberá exatamente a origem dos insumos e todo o processo de cultivo, colheita e preparo.

A Brod abre de terça a domingo, das 8h às 20h. Na parte externa há um espaço ‘pet friendly’. Mais informações no Instagram @brodbakerycuritiba

Compartilhar: