Festuris começa nesta quinta em Gramado

Gramado é uma cidade com cenários de muita beleza e atrações ao visitante/foto: JZ

Com espaço total de 24 mil m² e dois pavilhões – Hortênsia e Arsaucária -, onde estarão distribuídos os estandes que abrigarão cerca de 2.500 marcas e 40 destinos na feira de negócios, começa nesta quinta-feira 3 o Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, que faz, durante três dias aquela cidade da Serra Gaúcha a capital do turismo brasileiro. São esperados cerca de 12 mil visitantes.

A abertura do evento será às 19h30 no Palácio dos Festivais, o mesmo que abriga anualmente o famoso Festival de Cinema de Gramado, na avenida Borges de Medeiros, a principal da cidade, vizinho da rua Coberta, que nesta época pré-natalina já se apresenta decorada e fartamente iluminada aos moradores e visitantes. A sexta-feira 4 e o sábado 5 são dedicados à feira, no Serra Park, e às dezenas de palestras que compõe o temário do Meeting Festuris, com a temática “Ressignificando o Turismo” e imersão em temas de área de turismo e relacionadas, a cargo de renomados profissionais e empresários.

Montagem dos estandes segue acelerada para os dois dias de feira/foto: Laura Gallas

Esta é a 34ª edição da Feira. Do início em um discreto ginásio de esportes da Prefeitura de Gramado aos amplos pavilhões do Serra Park, o evento cumpre uma trajetória vitoriosa e um papel de grande importância no desenvolvimento do turismo brasileiro.

As empresárias Marta Rossi, hoje CEO do Festuris, e Sílvia Zorzanello (falecida prematuramente em 2010), ambas oriundas da área de hotelaria, ousaram há 34 anos criar uma empresa de eventos – a Rossi & Zorzanello – e ao mesmo tempo promover uma feira de turismo, atraindo as atenções do segmento para a simpática e atraente Gramado, uma das cidades brasileiras mais competentes em termos de criar produtos para atrair turistas. O filho de Sílvia, Eduardo Zorzanello, sócio de Marta, é o outro CEO.

O Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos das Américas e uma das mais antigas em atividade no mercado. Em 2020, foi o único evento de negócios turísticos a ser realizado de forma presencial, em meio à pandemia. Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados: Luxury, Green Experience, Business & Innovation, LGBT+, Wedding e Food & Drinks Experience.

O espaço Food & Drinks é a grande novidade desta 34ª edição. Localizado no pavilhão Hortênsia, este espaço confirma a tradição do evento de valorizar e até antecipar tendências do mercado turístico. Serão mais de dois mil metros quadrados de área com imersão e aromatização de sabores, aulas-show com experiências gastronômicas na parte de vinhos, espumantes, chocolates, queijos, cerveja, erva-mate, azeite de oliva, entre outros. O evento terá, ainda, uma praça de alimentação temática e diversificada. Dados do Ministério do Turismo revelam que a gastronomia tem crescido, valorizando destinos e sendo um indutor do turismo.

Durante a feira, a Prefeitura de Gramado, através das Secretarias de Agricultura/Horto e Meio Ambiente fará a doação de oito mil mudas de hortênsias aos participantes do evento, além de mudas de árvores, flor símbolo da cidade. Outra ação que engloba o pilar da sustentabilidade do Festuris, há pelo menos sete anos, é a Árvore da Integração. O projeto destaca um destino com viés sustentável, e neste ano, o convidado a plantar a árvore no complexo do Serra Park será Portugal.

O Festuris Gramado tem o patrocínio Master do Ministério do Turismo, patrocínio Gold do Sebrae e Latam Airlines, co-patrocínio do Banrisul; a Gol é a transportadora aérea oficial, a Planalto, a transportadora terrestre oficial; Turistur, a agência oficial e Laghetto, a rede hoteleira oficial do evento. O Rio Grande do Sul é o Estado Anfitrião, Gramado a Cidade Anfitriã e o país convidado é Argentina. Mais informações sobre o evento em www.festurisgramado.com.

 

Compartilhar: