Seminário debate o Tropeirismo

Uma viagem pela história do Tropeirismo no Brasil será o tema central do Seminário Nacional da Cultura Tropeira, que será realizado de 25 a 30 de abril em Ipoema, distrito de Itabira, em Minas Gerais, pelo Nata (Núcleo de Amigos da Terra e Água), com coordenação geral de Carlos Roberto Solera e técnica de Eleni Cássia Vieira.

O evento abre na manhã da terça-feira 25, com desfile escolar e abertura de exposição e segue à tarde com o painel Cultura Tropeira Patrimônio Nacional, com os debatedores Charles Moraes de Lima, Eloi Zanetti e Valter Fraga Nunes, com a mediação de Carlos Solera, presidente da Nata.

Depois do intervalo com café e prosa tropeira, haverá palestra da especialista em Petrimônio Cultural e Tropeirismo, Eleni Cássia Vieira.

Nos dias seguintes, estão programadas palestras sobre Plantas Medicinais na cultura tropeira e na medicina popular, Turismo criativo e a importância da contação de histórias, Metodologia para o ensino e aprendizagem sobre Tropeirismo, Valorização da cultura tropeira pela educação escolar, Equinos, o bem-estar animal, O poder dos museus na cultura tropeira, além do painel A cultura tropeira em Ipoema, Tropas, tropeiros e tropeirismo, A proteção jurídica dos caminhos históricos.

E mais: Tropas, ranchos e memórias, Herança da cozinha tropeira nos fogões de Minas Gerais, Tropeiros do queijo, Antigos pratos da cozinha gaúcha do tropeirismo, Legado tropeiro: cultura, cotidiano e trabalho e Projeto tropeiro Brasil. O evento finaliza com roda de conversa e dinâmica e aula-show da culinária tropeira.

Compartilhar: